sexta-feira, 24 de julho de 2009

Papo de democratas

Estava difícil saber exatamente o que aconteceu na fronteira da Nicarágua com Honduras. Agora à noite, a notícia na Reuters diz tudo. Zelaya deu uma pequena passeadinha na fronteira, do lado de Honduras. De alguns segundos. Aqui. Por isso, a impressão que ele não largava o celular todo o tempo. É que a imagem era sempre a mesma, durante os poucos segundos que ele passou a fronteira.

Assistindo agora, na Globo News, o PoPa ouviu "analistas" falando em elites, democracia, governo golpista, mas nenhuma palavra sobre a feroz ingerência de Chávez no continente. Nada sobre a ditadura cubana nem sobre o financiamento das farc para os bolivarianos. Mas, claro, isso não é do interesse do povo brasileiro.

Segundo a Reuters, depois de estacionar, [Zelaya] caminhou alguns metros dentro do território hondurenho, em um gesto simbólico, e voltou. Helicópteros militares hondurenhos sobrevoavam a zona. A mostra da CNN e da Globo News dava a entender que Zelaya ficou todo o tempo dentro de Honduras e que os militares não tiveram coragem de prendê-lo.

Ainda segundo a Reuters, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, José Miguel Insulza, disse que a decisão de Zelaya era "apressada", e lembrou que o governo interino ainda não comunicou oficialmente a sua rejeição do acordo proposto por Arias, que deve ser discutido na segunda-feira pelo Congresso de Honduras. Até tu, Insulza?

Enquanto isso, na festa, ops, reunião da cúpula do Mercosul, estas preciosidades:

"Honduras é uma ferida aberta na democracia da região", disse Lugo. "Não vamos aceitar nenhuma eleição convocada por esse regime."
Na verdade, as eleições não foram convocadas por este "regime golpista", mas já estavam programadas. De fato, o que Zelaya queria era exatamente burlar estas eleições, candidatando-se também, o que é proibido por lá. Talvez seja por isso que Cuba não faça eleições, pois não seriam aceitas por este grupelho...

"A origem desse golpe é a presença militar norte-americana em Honduras e temos prova disso", disse Morales. Carajo! Se tem provas, por que não as mostra???

"Esse é um retrocesso que a nossa região não pode tolerar", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um discurso na cúpula do Mercosul em Assunção. "Não podemos ceder." Como assim, da Silva? Quem não deve ceder? Está falando dos hondurenhos, pelos hondurenhos? Que papo é este de "nós"?

Imagem: (REUTERS/Oswaldo Rivas) Zelaya cercado por policiais nicaraguenses. Estaria ele correndo riscos no lado de lá?

2 comentários:

Rejane (Mel) disse...

PoPa,

Um grande teatro.
E o covardão deu ré.

Anônimo disse...

fora foro de sãoo paulo, fora bolivarianos escrotos e rasgadores de constituição