quinta-feira, 2 de julho de 2009

Morales quer as benesses do capitalismo!

Em suas leituras matinais, o PoPa leu sobre a crítica que o índio cocaleiro fez contra Obama, que manteve supensa uma lei de benefícios fiscais sobre produtos bolivianos. Esta lei, que chama-se Lei de Preferências Tarifárias e Erradicação de Drogas (ATPDEA, na sigla em inglês), permite que as exportações de produtos bolivianos sejam isentos de impostos ao entrar nos Estados Unidos. Mas o cocaleiro esbravejou (do Estadão): "Os Estados Unidos mudaram a fisionomia dos governantes mas não mudaram as políticas do Império. Quando disseram em Trinidad e Tobago (no final de abril, durante a Cúpula das Américas) que não há sócios maiores ou menores, o presidente Obama mentiu à América Latina, porque agora não há só sócio maior, há um patrão", disse Morales a jornalistas. "Me disseram para não confiar em Obama, que o Império é o Império. A quem me recomendou, muito obrigado. Realmente o Império é o Império, felizmente a batalha continuará com a consciência dos povos não somente da Bolívia mas da América Latina".

É exatamente isto que os parcos leitores do PoPa entenderam: os gringos tem uma lei que dá preferências tarifárias em troca da erradicação de drogas. A alguém parece que o cocaleiro andou usando este benefício para reduzir as plantações de coca? Para reprimir a produção de pasta de cocaína? Então, por que Obama manteria o benefício? E, por que diabos, os bolivarianos querem atendimento especial do "império"? Onde está a coerência do socialismo que precisa do capitalismo para sobreviver? E de que "batalha" ele está falando?

5 comentários:

Marcos Pontes disse...

A questão não é de coerência, mas de inteligência e intenções nobres, caro PoPa. Morales, a exemplo de todos os presidentes bolivarianos, acha-se a salvação da pátria, o único capaz de fazer alguma coisa de útil pelo seu país e pelo mundo, daí a sede de eternização no poder, por causa dessa cegueira egocêntrica, não consegue analisar nada com discernimento e visão futura.

Alternativa Brasil disse...

"Lula trata o Senado como se fosse um ministério dele"

A frase certeira do Senador
Cristovam Buarque resume bem a forma desrespeitosa com que Lula vem interferindo nas questões internas do Congresso. Planalto faz de tudo para segurar Sarney no comando do Senado, mas cresce pressão pela renúncia.

http://www.alternativabrasil.org/

Charlie disse...

Esta indiada não está nem aí pra tal da coerência, o que importa é que o Império do Mal parou de dar dinheiro. Imperialistas!!

Gusta disse...

Perdoe o off-topic mas julgo importante:

A Agência Senado quer saber a opinião dos seus leitores.
"Você é a favor ou contra a adesão da Venezuela ao Mercosul?"

Acesse o endereço abaixo e vote no lado direito da página em ENQUETE.

http://www.senado.gov.br/agencia

Vamos lá!!!!

PoPa disse...

Gusta, esta é on-topic! Já votei!!! e estamos na frente, pelo menos até a "patrulha" achar a enquete...