quarta-feira, 8 de julho de 2009

Circo?

No Estadão, o blog de Patrícia Campos Mello, desde Washington, coloca algumas declarações interessantes, de parte da articulista. "Foi um circo", destacando a atuação dos representantes do governo hondurenho na capital americana. E seguiu dizendo que Zelaya é um megalomaníaco e tal, "mas Zelaya foi eleito democraticamente - e precisa cumprir o mandato, a não ser que sofra um impeachment ou algum processo constitucional semelhante, se houver motivo para tal". Bem, segundo a Suprema Corte hondurenha, foi exatamente o que aconteceu. Zelaya rompeu com a constituição do país e foi deposto por isso mesmo! Esta história de que, eleito, o presidente pode qualquer coisa, é de arrepiar. É o que está acontecendo na América Latina, com os bolivarianos tomando conta, nem tão silenciosamente, do poder e da decisão do povo.

E sempre vai ter uma especialista que, além de ter uma opinião contrária - o que é normal - ridiculariza os representantes de outro país. Precisava falar em "circo"?

4 comentários:

Santa disse...

POPA,

Estão plantando comentários falsos (no meu nome e url) em blogs que me visitam. Soube através de Marcos do Simpatia e Esculacho www.simpatiaeesculacho.blogspot.com/) , UM BLOG DOS MAIS COMBATIVOS E QUE MERECE TODO O MEU RESPEITO. Numa busca rápida descobri o mesmo "comentário" em mais dois blogs amigos. Este é mais um "modos operandis" da camarilha na internet.
Bjs
Helena
vasconcelos_h@yahoo.com.br

Carlos Eduardo da Maia disse...

O que a Santa está dizendo aqui já aconteceu comigo nos blogs de uma certa esquerda. O site Boston Globe que sempre traz fotos interessantes sobre os últimos fatos mostrou (eu coloquei no depósito) as fotos do "coup d'etat" de Honduras. De um lado uma multidão contra Zelaya e de outro alguns manifestantes a favor de Zelaya. Mas, volto a dizer, se a oposição não está satisfeita com o atual governo que faça os arranjos políticos necessários para vencer a próxima eleição.

PoPa disse...

Helena, não te preocupes com esta gentalha. Faz parte da vida virtual, onde tem gente de todo tipo, como na vida real.

Maia, o fato em Honduras é que houve um atendimento legal, com a Suprema Corte deles depondo o presidente por falha grave, já que ele estava querendo fazer um referendo que havia sido proibido pelo Congresso e pelo Judiciário deles. O tal referendo deixava claro que ele queria reeleições como o resto dos bolivarianos, o que é proibido pela constituição de Honduras. O grande erro deles, foi ter expulso o calhorda do país e não prendê-lo, como deveriam.

Charlie disse...

O diabo é que democracia nenhuma se sustenta quando a própria população despreza o modelo e aclama um "salvador da pátria".

A fraqueza da democracia é que ela precisa, realmente, de apoio popular. De legitimidade. Por isso que é virtualmente impossível erigir o modelo democrático em alguns países com histórico de servidão.

Mas não creio ser o caso de Honduras, lá parece existir um número no mínimo igual de gente iluminada e de obscurantistas.