sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Leituras do PoPa


O PoPa gosta de ler. Agora, nas horas de folga, está lendo o "Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano". Escrito por três latinos, o colombiano Plinio Mendoza, o cubano Carlos Montaner e o peruano Alberto Vargas Lhosa. Todos com passado esquerdista, sendo que Montaner lutou ao lado de Fidel para derrubar a ditadura de Batista.

O prefácio na edição original, escrito por Mário Vargas Lhosa, em si, já é um texto muito interessante de se ler. Logo no início, diz sobre o idiota:

Acredita que somos pobres porque eles são ricos e vice-versa, que a história é uma bem sucedida conspiração dos maus contra os bons, onde aqueles sempre ganham e nós sempre perdemos (em todos os casos, está entre as pobres vítimas e os bons perdedores), não se constrange em navegar no espaço cibernético, sentir-se online e (sem perceber a contradição) abominar o consumismo.

Quando fala de cultura, ergue a seguinte bandeira: "O que sei, aprendi na vida, não em livros; por isso, minha cultura não é livresca, mas vital". Quem é ele? É o idiota latino-americano.

O PoPa recém começou a ler e está gostando. Poderá postar mais alguma coisa interessante sobre este livro, posteriormente. Foi escrito, como diria o dono do Depósito do Maia, pensando em uma "certa esquerda".
Imagem: capa do original em espanhol

Nenhum comentário: