quarta-feira, 8 de julho de 2009

A voracidade fiscal do Brasil

No Estadão: Mesmo com o fim da CPMF e medidas de cortes de tributos, a carga tributária do Brasil aumentou em 2008. Dados divulgados nesta terça-feira, 7, pela Receita Federal, mostram que a carga tributária (conjunto de tributos recolhidos pela União, Estados e municípios) bateu recorde histórico e atingiu 35,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2008, uma alta de 1,08 ponto porcentual em relação à carga de 2007, de 34,72% do PIB. O patamar da carga tributária do País é comparável ao de países desenvolvidos. Enquanto o PIB cresceu 5,1% em 2008, a arrecadação tributária nos três níveis de governo subiu 8,3%.

O PoPa comenta. Estes números querem dizer que, mesmo com a redução do IPI dos carros - que estão batendo recordes de vendas -, mesmo com o fim da CPMF, mesmo que o PIB brasileiro tenha crescido muito pouco no período, o governo governo segue aumentando sua voracidade na produção brasileira. E quem paga mais? Infelizmente, o pobre, que consome tudo que ganha e não tem benesse na compra de seus produtos básicos. Bom seria que a similaridade com os países desenvolvidos fosse, também, nos serviços que o governo deveria prestar à população.

2 comentários:

Marcos Pontes disse...

Calma, PoPa, o acréscimo da matéria é referente a 2008. Em 2009 os números são de queda, o que significa que a crise chegou e Lula não viu, como a Carolina na janela. O que não diminui são os gatou públicos.

PoPa disse...

Sem dúvida, Marco. Estes números são de 2008, quando ainda tivemos um acréscimo de mais de 5% no PIB. Este ano, com um PIB muito mais achatado, certamente estaremos com um novo recorde na gastança, proporcionalmente falando, já que ninguém fala em reduzir a máquina bestial.