sábado, 18 de julho de 2009

Honduras - uma boa explicação

As leituras matinais do PoPa tem sido muito sobre honduras. A imprensa brasileira não dá muito espaço para o assunto e é preciso andar pela internet para saber um pouco mais. El Heraldo, de Honduras tem apenas a versão do novo governo, claro. A CNN tem somente a versão do lado de Zelaya. Então, precisamos ler um pouco de tudo.

No Washington Post, que tem posição contrária ao "golpe", uma interessante informação, que explica o que acontece na América Bolivariana: entrevistando uma líder indígena, que participa do movimento pró-Zelaya, ela falou "O povo como eu gosta dele [Zelaya] porque ele diz coisas que nós sabemos ser verdade, mas que nenhum outro presidente, antes dele, disse".

O populismo chavista é exatamente este: dizer ao povo, o que o povo quer ouvir. Dar migalhas ao povo, sem preocupar-se com o futuro, é o que eles fazem. Chávez está dilapidando o patrimônio venezuelano, não somente para manter-se no poder, mas para levar este poder a toda América Latina. E o grande medo dele, é que Honduras tenha sucesso no repúdio a este tipo de governo.

Nenhum comentário: