sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Unasul e a vitória de Uribe

Em suas leituras matinais, o PoPa andou lendo no El Clarín, algumas interessanes notas sobre a Unasul e que ainda não tinha lido em outros jornais. A principal delas, fala que toda a reunião foi televisionada, a pedido de Uribe, para que não aparecessem apenas imagens editadas. Com isso, segundo o El Clarín, Uribe teria saído vitorioso pois Chávez não conseguiu fazer seus discursos aloprados, já que estava ao vivo. E, ao final, da Silva disse uma bobagem do tipo que havia sido um erro falar frente as câmaras. Diz o El Clarín: [da Silva] Mostrou-se favorável a diplomacia secreta e seguramente expressou, em voz alta, uma idéia que devia estar atormentando-o durante toda a jornada: O Brasil, país fundador da Unesul, foi incapaz de exercer a liderança regional a serviço da qual foi concebida. Talvez, imaginou, na mesa diplomática [secreta] poderia ter conseguido mais, por exemplo, incluir no comunicado uma convocação a Obama, idéia que, em público, Uribe descartou.

Mas não foi somente isso que o PoPa leu no El Clarín. Uribe conseguiu colocar no texto final da carta que, quando se fala da presença de tropas estrangeiras, não se deve referir apenas as extraregionais. Em outras palavras, pediu que também se inclua as tropas da região.

Um comentário:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sou contra a reeleição indeterminada de Uribe, mas ele é fundamental hoje para o equilíbrio latino americano. Infelizmente, o Brasil conhece pouco de Uribe.