segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Honduras 1x0 ONU

A imprensa internacional, inclusive a brasileira, fala que a onu (assim mesmo, minúscula), teria expulsado o Embaixador de Honduras (assim mesmo, Maiúsculo) da comissão de direitos humanos. Pesquisando um pouco, o PoPa ficou sabendo que o Embaixador Urbizo não estava realmente participando da reunião, pois Honduras, ao contrário de Cuba, não tem cadeira nesta comissão (EPA! Cuba???) e ele solicitou para ficar como ouvinte, embaixador de um país soberano, para saber se tratariam do assunto Honduras. Ficou três horas, até o final, quando Brasil, Argentina e Cuba começaram a falar sobre Honduras. Claro que o Embaixador pediu direito de resposta, quando foi cercado - a mando do presidente da comissão (de direitos humanos!) por seguranças da onu.

Urbizo, o Embaixador (poderia colocar todas as letras maiúsculas, pois este não envergonha sua pátria) perguntou se era uma intimidação ou uma ameaça, ao que o presidente respondeu que era uma "simples medida de segurança". Urbizo replicou que eu não estou ameaçando, não estou pondo em risco sua segurança, me parece que são medidas infantis que estão adotando. E se retiraram os seguranças. Isto foi após a reunião ter acabado.

Portanto, a tal comissão de direitos humanos (da qual Cuba faz parte!), não expulsou o Diplomata Urbizo, pois Honduras não faz parte da tal comissão. E a reunião já havia acabado quando o presidente, atendendo pedido dos embaixadores (estes, minúsculos, não somente na grafia) do Brasil, Argentina e Cuba, colocou seguranças ao redor dele. Talvez para segurança do próprio Urbizo. Sabe-se lá o que aqueles pequenos embaixadores poderiam fazer com o coitado...

"Yo represento a mi país y a mi pueblo y no hay razón para que no participe en los trabajos del Consejo"

Imagem: O Embaixador de Honduras, Urbizo. Texto baseado no jornal El Heraldo

Nenhum comentário: