quarta-feira, 9 de setembro de 2009

121 mortos no RS

A gripe A já tem 121 mortes confirmadas no RS. E os laboratórios gaúchos podem confirmar, em 24 horas, se um paciente já teve a tal gripe, contra mais de 20 dias dos laboratórios da rede pública. Esta mesma rede pública que está com todo o estoque do único remédio que pode evitar estas mortes... O custo do exame? entre R$ 136,00 e R$ 200,00. O custo de uma vida perdida? Não tem preço, pelo menos para os amigos e familiares. Já para o governo...

Mas, o mais estranho: este exame só serve para "matar a curiosidade", já que não serve para internar na rede pública. Em casos já graves, a rede pública faz o exame (com os tais 20 dias de espera), para iniciar o tratamento. O PoPa entendeu bem a notícia?

Na ZH: Para o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúda, Francisco Paz, não há necessidade de pacientes sem gravidade recorrer ao exame privado. - O exame só tem utilidade para a saúde pública. Individualmente, não muda nada o tratamento, só vai matar a curiosidade. Se é grave, é obrigado a internar, e aí obrigatoriamente o exame é feito pela rede pública.

Vamos por partes: alguém consegue saber que tem a tal gripe, mas não vai conseguir o tratamento "oficial", a não ser que fique gravemente enfermo. Durante este período, vai espalhando o virus por onde anda, ou isola-se, esperando ficar bem doente? Ou algum parente ou amigo dá um pulinho no Uruguai e compra o tratamento por míseros 90 reais. Qual é o custo de uma vida na tal "rede pública"?

A noticia na ZH ainda fala que os primeiros resultados [dos laboratórios particulares] indicam que "apenas" 21% dos pacientes apresentaram resultado positivo. APENAS????

Na linha do pensamento do governo federal, a ZH dá notícia, na mesma página, que os EUA estariam restringindo o uso do Tamiflu. Verdade, eles estavam usando o remédio como preventivo, o que é uma bobagem.

Um comentário:

charlie disse...

Ou são idiotas ou nos tomam por idiotas. Acredito que a segunda hipótese seja mais correta.