sábado, 26 de setembro de 2009

O futuro de Honduras pode ser o futuro da América Latina

O PoPa tem lido, aqui e ali, que as pessoas estão muito ligadas nos problemas hondurenhos e estão pouco ligadas aos problemas brasileiros. É fácil explicar isso, pelo menos do ponto de vista de um morador da Metade Sul do RS. Por aqui, temos ingerência de todo tipo dos mais diversos governos que já passaram pelo Estado e pelo País. Tivemos governos estaduais que aumentaram a pobreza trazendo ainda mais pobres para cá. Tivemos governos federais que criaram e mantém uma estúpida lei de fronteira que impede o desenvolvimento da região.

A Metade Sul tem 52% da área estadual, 25% da população, algo em torno de 17% do PIB e não mais que 9% dos investimentos estaduais anualmente. E nossa gente, passivamente, vê o tempo passar, aceita as ingerências de Porto Alegre em nossas vidas, aceita que falem em um tal bioma pampa, que foi destruído ainda no século XVI, com a introdução da pecuária extensiva. Aceita que políticos de outras bandas venham fazer campanha, levar nossos votos e nada trazer em troca.

Pois é por isso que muitos começam a reconhecer, no povo hondurenho, a fibra que falta por aqui. É um pouco de inveja, sim. Mas é, ainda mais, a esperança que isso possa ter seus reflexos em todo mundo ou, pelo menos, na América Latina.

É essa a esperança do PoPa e é esse o temor dos que querem um governo cubano refletido em todo continente.

Um comentário:

Cachorro Louco disse...

PoPa : Quando a República Farroupilha vai ser instalada ?
Essa é a única solução viável .
Abraços