quarta-feira, 24 de junho de 2009

ECA

O Estatudo da Criança e do Adolescente - ECA, criou uma série de normas que pretende proteger as crianças, mas que segue um rumo absolutamente contrário. O PoPa conversou com um pequeno produtor de fumo da região e ele contou que os filhos com menos de 18 anos, não podem ajudá-lo na lavoura! Se o fizer, algum vizinho poderá denunciá-lo e ele ser responsabilizado criminalmente por "trabalho infantil". Mas um campesino se forma em criança! Como querer que alguém tome amor pela terra se não é permitido seu trabalho - mesmo que supervisionado, leve e apenas nas horas vagas - na lavoura que poderia ser sua? Mas que não será, pois ele não saberá trabalhar com ela...

5 comentários:

Diego disse...

Essa militância contra trabalho infantil tem problemas. Eu acho que a idéia era prevenir trabalho forçado e/ou que impeça a criança de fazer as coisas que uma criança normal quer/deve fazer, como estudar, brincar, etc. Mas o que acontece é que criança não pode trabalhar em nada! Nem quando é importante, inofensivo ou útil para a formação do caráter.

Charlie disse...

Essa lei é cretina. Mas plantação de fumo, especificamente, não acho que deva ser local de trabalho para gurizada menor. Muito veneno e pouco cuidado.

Roberto disse...

Quem difunde essas idéias nessepaís é aquela que se auto intitula Grande Imprensa, lacaia do estado, que a proteje e a cultiva. A cretinice que tomou conta da população é tanta que agora os pais não podem mais educar os filhos, e a população desmiolada mas cheia de amor (?), aplaude comovida.
Como é bom viver num país tropical abençoado por deus. Mas é ruim que, em vez de aproveitarmos as riquezas que nos oferece, preferimos ficar atrapalhando uns aos outros, criando proibições de todo tipo, inclusive as cretinas.

flávia disse...

Leis para os pobres mortais,pois para os políticos...Lei..ora a lei.

Frodo Balseiro disse...

O Bananão sempre chega atrasado na defesa dos direitos.
Essa questão do trabalho infantil, teve origem na Revolução Industrial, na Inglaterra, onde as crianças eram efetivamente escravizadas, chegando a trabalhar por mais de 12 horas p/dia!
Evicentemente, o movimento contra esse abuso, era mais do que natural.
Agora, trabalhar, nunca matou ninguém, muito pelo contrário, é excelente para formar cidadãos.
Eu e muitos de meus amigos, começamos bem cedo, por volta dos 14 anos, POR NOSSA INICIATIVA.
Queríamos trabalhar para ganhar um dinheirinho. Nada que prejudicasse a escola. Foi uma das melhores experiências de vida que tive a oportunidade de ter!
Esse ECA, tem esse grande equívoco de condenar qualquer espécie de trabalho para adolescentes!
Como em outros casos, temos leis nórdicas, para um país de realidade africana.
Um completo absurdo.