domingo, 28 de junho de 2009

A hipocrisia e o politicamente correto

Recente decisão do STJ, que absolveu dois réus acusados de fazer sexo com três adolescentes, colocou grande parte da sociedade PC em polvorosa. O PoPa pensa como eles, neste caso citado, pois qualquer um consegue ver que tratava-se de gurias de 13 ou 14 anos. A situação ficaria mais delicada, tivessem elas 16 ou 17, porque já ficaria difícil de saber se eram ou não menores. Os caras sabiam que elas eram menores e, mesmo assim, mesmo sabendo que era um crime, fizeram. Portanto, mesmo considerando que as menores já eram prostitutas conhecidas, deveriam pagar pelo crime. Eles e todos os outros "clientes" das meninas.

Mas o que entristece o PoPa são os argumentos utilizados na crítica ao STJ. Dizer que as menores foram obrigadas a se prostituir por uma questão de sobrevivência, é o mesmo que dizer que, fora da prostituição, não conseguiriam sobreviver. Não seria o caso de rever a obstinação de tantos ao ECA e ao chamado trabalho infantil? Impedidas de trabalhar em qualquer outro local, a estas jovens só sobrou a prostituição. Talvez também trafiquem drogas, pois para isto não precisa carteira de trabalho...

Precisamos rever o ECA, para que crianças em condição de risco, possam trabalhar em serviços leves, possam aprender um ofício, possam garantir sua sobrevivência fora da prostituição e das drogas. Enquanto a sociedade hipocritamente imagina um cenário ideal, basta condenar os que não se enquadram nele para que tudo pareça bonito. A realidade, contudo, é perversa e quem sai perdendo, sempre, são os jovens.

Condenar os clientes? Sem dúvida! Como deveriam ser condenados os usuários de drogas. Não existe mercado sem consumo!

Nenhum comentário: