No Estadão, o PoPa leu a notícia aterradora, embora não totalmente inesperada: o governo federal é o maior anunciante do país: UM BILHÃO DE REAIS. A partilha é assim: R$ 700 milhões para campanhas de mercado, com forte participação da Petrobras, Banco do Brasil e Caixa, R$ 200 milhões para utilidade pública e R$ 105 milhões para campanhas institucionais.
O que o governo vende, afinal, que precisa de tanta promoção? Campanhas institucionais podem ser feitas gratuitamente nas televisões e rádios que são concessões públicas. Aliás, é assim que acontece com as declarações presidenciais ou de ministros. Mas propaganda, pura e simplesmente? Para dizer das maravilhas que o governo está fazendo? Governos e empresas públicas deveriam ser proibidas de fazer propaganda. Campanhas específicas, sim, propaganda, não!
Um comentário:
Sinto que esta imensidão de dinheiro usado com publicidade pelo governo federal, não se destine apenas a difundir os feitos estatais, mas também para comprar o apoio da mídia. Porque, quem gasta tanto certamente merece comentários elogiosos na imprensa, disfarçados de notícias "isentas", como costumam dizer. E se não elogiar, corre o risco de perder o contrato milhonário da publicidade.
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