sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Uma mãozinha para o trânsito portoalegrense

Porto Alegre acaba de lançar uma campanha interessante, que poderá melhorar a vida do pedestre - um gesto com a mão de quem vai atravessar uma faixa de segurança. Não precisaria ser assim, mas a verdade é que faixas de segurança são tudo, menos seguras.

Em suas viagens à Brasília, o PoPa percebeu que por lá, faixas são extremamente respeitadas. O simples fato de um pedestre aproximar-se de uma faixa, já faz os carros pararem para sua travessia. Verdade que são poucos os pedestres na capital brasileira, totalmente montada para veículos, mas o respeito existe.

Aqui no Sul, é um pouco diferente. Em Pelotas, existem algumas faixas que são respeitadas, como a da Rua Anchieta. Parece que os motoristas já aceitaram o fato e os pedestres utilizam-na com frequência. Mas outras são mais complicadas, por estarem em vias de velocidade mais alta. Se algum motorista parar, pode ser abalroado e ainda atropelar o pedestre.

Mas a campanha de Porto Alegre pode fazer a diferença, com o pedestre sinalizando que quer atravessar a rua. Isso significa que o ato não é iniciativa do motorista e, portanto, ele pode atender, sem se sentir estranho. Parece esquisito? Parece, mas o PoPa tem certeza que os motoristas gostariam de parar para os pedestres, mas não querem dar sinais de que estão sendo atenciosos demais. Coisa de gaudério... Agora, parar porque o pedestre pediu, é diferente. Vamos torcer que a coisa ganhe as ruas e seja vitoriosa!

Imagem: da campanha "novo sinal".

4 comentários:

charlie disse...

Quem serão os bravos a tentar esta manobra na Farrapos? As ambulâncias precisam ficar de prontidão!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Gostei da campanha. O ato de atravessar a rua na faixa de segurança é iniciativa do pedestre. O motorista tem que estar atento e parar se o pedestre resolver atravessar. Eu tenho notado que a maioria dos motoristas vêm respeitando essas regras. Aliás, posso estar enganado, mas tem havido bons avanços em Porto Alegre acerca da educação no trânsito. Claro que existem diversas exceções.

Laguardia disse...

Amigos de fé e luta! Já está na hora de pensar em um meio de darmos continuidade a tudo isso. Estamos inspirando e sendo inspirados por essa bela campanha.

Criei o http://bravagentebrasileira.ning.com/ . Na opinião de vocês isso funcionará para que continuemos unidos? Esse ning é uma espécie de rede, onde é feito cadastro e só participam os cadastrados. Ainda não editei e nem defini o layout, mas já peço a opinião de vocês. O que vocês acham? Conhecem?

Ah...lembram-se da idéia dos adesivos? Ainda está de pé? Vamos adesivar nosso país? Opinem também!

Assistiram o programa partidário do PV com a doce Marina? Babei! Ela vem com tudo...

Agora somos 72 corações brasileiros, acordando mais tantos adormecidos!

Está na hora de começarmos a agir mais concretamente, continuamos a protestar nos nossos blogs, e mails etc., mas vamos partindo para ações mais concretas.

No entanto a participação do maior número de pessoas possíveis é necessária.

Mais uma vez parabéns a Thaís belo brilhante trabalho que vem realizando em prol do Brasil

Envie suas sugestões como comentários para:

http://brasillivreedemocrata.blogspot.com ou para http://omundobythais.blogspot.com/

Cachorro Louco disse...

Popa : Acho excelente essa idéia porque o motorista se ve livre de tomar a decisão de reduzir a velocidade . Êle apenas se torna coadjuvante e seu machismo louco não será afetado ,livrando-o de sofrer gozações dos amigos por comportar-se como um ser civilizado.Por outro lado também é possível que haja um incremento nas cirurgias de reposição de mãos .Os fabricantes de proteses para as mãos terão um aumento de pedidos que os levará a contratar mais mão de obra ,fazendo a economia interna se desenvolver.Abraços