segunda-feira, 3 de março de 2008

Diplomacia brasileira

O PoPa estava torcendo para que não saísse nenhum tipo de comunicado brasileiro sobre a pendenga entre os latinos amazônicos. O PoPa não encontrou a nota oficial no site do Ministério do Exterior, mas as notícias que estão nos jornais dão conta de que o Brasil apresentará na terça, na reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) a sugestão de que a Colômbia apresente um pedido de desculpas explícito e sem adjetivações ao Equador; e sugerirá a criação de uma comissão de investigação da OEA para identificar qual país tem razão sobre o episódio que resultou na morte do líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes.

O PoPa não entende de diplomacia, mas Raúl era Equatoriano, por acaso? Tinha visto de turista, pelo menos? Não seria o caso da Colômbia ter retirado das terras equatorianas um criminoso colombiano? Ou o Equador estava gostando de servir de dormitório para as farcs? A reação do presidente do Equador diz tudo: "No aceptaremos que a pretexto del combate a lo que ellos llamen terrorismo [caramba! o que as farcs fazem, mesmo?] se impriman doctrinas de irrespeto a la soberanía de los estados".

E, por que diabos Chávez tomou as dores pelas farcs, dizendo que Raúl foi assassinado? Qual é mesmo o sistema de trabalho das farcs? assassinato, sequestro, extorsão, tráfico... nada disso é algo a ser criticado?

Aí, o PoPa fica cismado com a posição brasileira (sem trocadilhos, por favor). A Colômbia já se desculpou por ter entrado 1800 metros dentro do território equatoriano. O que mais o Brasil está querendo? Já que os outros tomaram uma posição quase selvagem, de guarnecer militarmente suas fronteiras, expulsar embaixadores, por que o Brasil não poderia ter uma posição mais conciliadora?

Aliás, a Colômbia até deveria agradecer seus vizinhos, pois com este reforço militar, as farcs não mais invadirão estes países... hehehe

Imagem: do computador de Reyes, reparem no poster atrás do guerrilheiro cantante (eltiempo.com)...

3 comentários:

Letícia Losekann Coelho disse...

Nem me fala Popa...Essa do pedir desculpas foi fraca demais! Se é para falar asneira melhor que fiquem quietos! rsrsrs
Beijos

)O(Lua Nua)O( disse...

Tá começando a feder por aqui, mas também com com a posição brasileira (COM trocadilhos, por favor)... era de se esperar que o "Sr. Nove Dedos Que Nada Sabe & Nada Vê" abrisse aquela boquinha maldita.

Hoje a Lua acordou com o Popa incorporado... minha artéria política tá pulsando (de raiva).

Tenha um ótimo dia (se for possível com tanta notícia no jornal).

Beijos

Ricardo Rayol disse...

é a diplomacia do frango. bando de covardes. perdemos uma ótimaoportunidade de mostrar quem manda nessa zona