quarta-feira, 19 de março de 2008

Nem tudo é o que parece ser

O PoPa tem um defeito congênito, que é o de apreciar um bom escrito, sem ligar muito para a orientação político-sexual-religiosa do escritor. O fato de ser um ateu convicto não o impede de gostar do que Reinaldo Azevedo - um católico convicto - escreve. Apesar de ser um cara que abomina as atuais esquerdas brasileiras, gosta de ler Luis Fernando Veríssimo. Gosto pela leitura é algo importante para o PoPa, que incutiu isto em seus três filhos.

Às vezes, estas leituras colocam o velho PoPa a pensar um pouco diferente sobre assuntos quase que unânimes em todo o mundo. A China tem tratado o Tibete como um invasor feroz, que parece ser, realmente. Mas a opção apresentada seria melhor?

Janer Cristaldo - outro dos escritores preferidos do PoPa, diz que não:

OCEANO DE SABEDORIA BLEFA

A China pediu ontem uma investigação internacional sobre o Dalai Lama - Oceano de Sabedoria, em tibetano - acusando-o de ser o mentor dos violentos protestos tibetanos que se espalham pela China, mas o Oceano negou as acusações e convidou observadores a realizarem uma busca em seu escritório.

O Oceano de Sabedoria disse que permanece comprometido apenas com manifestações não-violentas e condenou a violência resultante dos protestos tibetanos. Ele disse que a violência era "suicida" para a causa tibetana e ameaçou renunciar ao seu posto político de líder do governo no exílio do Tibete "se as coisas saírem de controle".

Não renuncia. Ele vive disso e do financiamento do Richard Gere. E é claro que o Richard Gere não financiaria o Oceano, caso ele renunciasse a seu cargo de popstar. Que quer, no fundo, Tenzin Gyatso, que se proclama a 14ª reencarnação de Buda? No fundo, no fundo mesmo, quer reestabeler uma teocracia no Tibete. Inexplicável a simpatia que os jornais devotam a este aiatolá budista.

Pense um pouco nisso.

Imagem: Dalai Lama

Um comentário:

Ricardo Rayol disse...

todo ponto de vista é um ponto de vista, sendo pragmático e crente por demais sempre vejo sombras onde tem luz ehehehe