domingo, 8 de julho de 2007

ONGS e Oscips - Ralo e Rolo...

Ano passado, o Governo Federal destinou três bilhões de reais (R$ 3.000.000.000,00!!!!) para convênios com ongs e oscips, para as mais diversas finalidades, muitas delas meritórias. Mas, segundo notícia do Estadão, técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU) calculam que metade desta grana tomou rumo incerto e não sabido. Ou melhor, bem sabido!

Segundo a reportagem, este esquema ficou bem claro para o Ministério do Planejamento, quando explodiu a "Operação Sanguessuga", que envolvia prefeitos, parlamentares, empresários e governadores. Alguns deputados foram cassados, outros renunciaram e alguns empresários pararam na cadeia. Perguntar não ofende: Algum prefeito está respondendo processo sobre isso?

A fábrica de dinheiro é imensa: em 2002, o Brasil tinha 22.000 ongs. Em 2006, este número já chegou a 260.000 e atualmente está batendo nos 300.000. E são 12 os fiscais responsáveis por fiscalizar esta verdadeira enxurrada de ongs. Parece que em todos os escândalos recentes destepaís, tem uma ong escondida, pois é muito fácil pegar o dinheiro e sumir com ele, através de relatórios fajutos e recibos frios. E vem aí mais uma CPI...

Nenhum comentário: