quinta-feira, 26 de julho de 2007

Estão "Achando" o culpado

A Zero Hora disse hoje:

Embora a Aeronáutica não revele os rumos da investigação, uma série de indícios lança suspeitas de falha humana na tragédia do vôo 3054 da TAM. O principal deles foi uma recomendação feita pela Airbus às empresas que operam o A320 - o avião acidentado - para que sigam à risca as normas de pouso previstas no manual. Outros se baseiam na análise de acidentes parecidos, nos quais o mesmo modelo de aeronave deslizou para fora da pista ao operar com um reverso defeituoso, como no caso da TAM.

Tanto a recomendação da Airbus quanto relatórios de acidentes anteriores com o A320 giram em torno de um equipamento crucial na cabine de comando dos aviões: os dois manetes, que controlam a potência das turbinas. Pelo menos quatro vezes desde 1998, pilotos que pousavam o A320 com o reverso de uma turbina inativa e um dos manetes fora da posição indicada pelo manual tiveram problemas para controlar a aeronave.

Após uma análise preliminar da caixa-preta do avião da TAM, a Airbus reforçou a recomendação para que, segundos antes do pouso, o piloto coloque ambos os manetes na posição Idle (espécie de ponto morto), puxando depois do pouso os dois para a posição de reverso máximo, mesmo que um dos reversores, por estar travado, não funcione.

O fato de o alerta ter sido feito dias depois do acidente e com base em informações da caixa-preta poderia indicar que o procedimento recomendado não foi seguido pelos tripulantes do A320 da TAM. A fabricante, porém, não confirma.

Ou seja, estão começando a dizer que a culpa foi do comandante do vôo. O Pobre Pampa já tinha falado que quem obrigou a tripulação a voar com um reverso trancado, é o responsável pela tragédia. Agora, se havia um procedimento especial para ser usado com este reverso travado, isto deveria ter sido muito explícito para a tripulação! A culpa, a ser dividida irmamente, está com a companhia picareta e com a infraero não menos sacana. Ou não vamos acreditar no que disse o novo ministro? Falta de comando! E o Pobre Pampa acrescenta: Falta de vergonha na cara, excesso de incompetência, picaretagem!!!!

Ao comandante, ao co-piloto e suas famílias, o Pobre Pampa já pede desculpa, como brasileiro, pelo que estão tentando fazer.

Um comentário:

Anônimo disse...

A maluquice deste sistema do avião, é que nada mais funciona se este procedimento não for feito desta maneira. Os freios aerodinâmicos não funcionam, o reverso que deveria funcionar, não funciona... enfim, ao colocar o manete na posição errada (de acordo com o manual), ele vai ficar somente com os freios das rodas!!!! Explicaria a velocidade do avião ao pousar. Aliada à falta de aderência na pista e à falta de área de escape, deu no que deu.

Mas quem é responsável? O piloto? Será que a TAM, quando desligou o reverso, salientou o procedimento? Como saber? Talvez com as outras equipes que pilotaram este mesmo avião com o reverso travado possam esclarecer. Se houver interesse nisso, claro.