- Cordeiro: até sete meses de idade, de ambos os sexos; peso vivo 15 a 25 Kg, carne rosada e lisa;
- Borrego: entre sete e 15 meses de idade; peso vivo 30 a 45Kg, carne mais vermelha que a do cordeiro;
- Capão: macho com mais de 15 meses, castrado ainda quando cordeiro; coloração vermelha intensa;
- Ovelha: fêmea adulta com idade acima de 15 meses; peso vivo acima de 35 Kg, carne vermelha escura;
- Carneiro: macho adulto, não castrado, com idade superior a dois anos; carne pouco atraente pelo aspecto, consistência e sabor. A carne de ovelhas e carneiros é mais utilizada para o preparo de embutidos.
Por esta classificação, fica óbvia a escolha da carne de cordeiro ou borrego para o uso culinário direto. A restrição que o Pobre Pampa faz a esta classificação, é quanto ao peso e a idade, uma vez que raças definidas como de produção de carne, têm cordeiros que podem chegar a 40kg e continuarem cordeiros e, com até um ano de idade e dois dentes, o animal ainda pode ser considerado um cordeiro.
É bastante comum, em restaurantes do centro do País - principalmente churrascarias - ser oferecida carne de carneiro... mas, claro, é cordeiro. Ninguém em juízo perfeito come carneiro!
Imagem: Matriz Texel com dois cordeiros (é comum partos gemelares nestas raças de carne). foto da Agropecuária São Luíz do Purunã S/A
3 comentários:
Está me parecendo que o Pobre Pampa está dando uma de Vandré. "Para não dizer que não falei de cordeiros" enquanto azelite estão vaiando o nosso lider, com entradas pagas pelo Cezar Maia ou pelo FHC, ou quem sabe até pelo companheiro Bush.
O Pobre Pampa acha que o assunto está com excelente cobertura na blogosfera e na grande mídia. Então, voltou aos assuntos da Metade Sul do RS. O pessoal do MST também adora ovelhas no campo!
Deu na ZH de hoje, bem pequeninha, uma nota dizendo que a prefeitura do Rio teria tido pouco mais de 500 convites para distribuir e que as patrocinadoras oficiais (empresas federais) tiveram acesso a mais de 9.000. Foi vaia federal, portanto...
Postar um comentário