sábado, 8 de março de 2008

Crime e Terror

O PoPa anda lendo coisas muito estranhas. No Estadão, comentando uma notícia, um leitor afirma, sobre as farc: "Tenho visto muitas pessoas de pouco conhecimento sobre o assunto, repetir besteiras propagadas por uma ampla campanha americana de querer englobar diversas atividades criminosas como atividades terroristas". Não é estranho isso? Onde acaba a atividade criminosa e começa a atividade terrorista?

O PoPa não entende muito dessa história de crime e terror. Assume que se existe um grupo uniformizado, à revelia da população, fazendo guerra ao poder legalmente constituído, então existe terrorismo. Fosse um governo totalitário - de esquerda ou direita - poderia ser guerrilha, pois haveria o propósito de restabelecer a ordem ou seja lá o que for (talvez uma ditadura de outro lado...). Isto é uma questão óbvia: são criminosos, sim, mesmo o leitor defensor admite isso! E são terroristas, sim! Atacam alvos civis, prejudicam a vida da população civil, fazem seqüestros por dinheiro, traficam armas (para ficar somente no óbvio)... se isto não é terrorismo, o que é, então?

2 comentários:

Anônimo disse...

Grupo terrorista, na minha opiniao, eh aquele que faz uso de forca letal contra alvos civis, causando panico, objetivando atingir fins politicos/ideologicos ou religiosos.

Lembro que durante a onda de ataques do PCC algum genio teve a ideia de criar algo como uma lei anti-terror, com objetivo claro de dar uma dura em organizacoes criminosas como o PCC e o CV. Mas estes nao sao, realmente, grupos terroristas. Para estes, o conceito de crime organizado cai muito melhor, ja que o objetivo maior eh sempre financeiro. Com esta lei, o MST estaria melhor qualificado como terrorista do que o PCC...

Nao existe duvida sobre a natureza das farcs. Usam o terror como arma politica e ideologica, matando, estorquindo, sequestrando gente inocente, e traficando armas e drogas. Eh um cancer no continente, alimentado pelo bugre megalomaniaco da Venezuela.

Anônimo disse...

Extorquindo