domingo, 8 de março de 2009

Futuro - carro conceito

Em uma semana plena de bobagens políticas e religiosas, um pouco de descanso para o cérebro...

A indústria automobilística está sempre tentando descobrir o futuro. E o que eles mais fazem - claro que no primeiro mundo - são os tais "carros conceito".


Mas são estudos de design e funcionalidades que sempre deixam qualquer aficionado de carros babando. Este, da Nissan, tem um conceito muito interessante: sua cabine rola 360º, fazendo com que sua porta dianteira seja acessível por qualquer lado. Ele não precisa dar a volta para retornar, pois ele pode andar para qualquer lado, também. E seu chassi movimenta-se durante o trajeto, para melhor equilíbrio. Bizarro! Mas podemos ver que, mesmo em um carro conceito do século XXI, há uma nítida inspiração da velha BMW Isetta (também o primeiro carro montado no Brasil, com o nome de Romi-Isetta).

Visite o site da Nissan: http://www.nissan-global.com/EN/PIVO2/index.html e veja este conceito bem estranho, mas interessante. Coisa de país capitalista!

É interessante também ver o que estas empresas faziam nas décadas anteriores, antecipando um futuro que nunca apareceu... O exemplo abaixo é de 1950. O Buick Le Sabre, com carroceria de alumínio e um motorzão V8 turbinado (eles não sabiam que a crise do petróleo iria enterrar este sonho de potência). Visite este site, também, que vale a pena: http://www.khulsey.com/stockimages_futuristic-concept-cars.html


Imagens: Nissan, khulsey.com

2 comentários:

Stenio Guilherme Vernasque da Silva disse...

Este último carro é o máximo!!!!
Quero um!!!
Quanto a semana do besteirol: VC tem razão mas uma vez!

Diego disse...

Eu adoro esses carros conceitos!
Nunca me interessei muito por carros e coisas do tipo, mas esses designs com funcionalidades malucas me conquistam sempre! hehehe