segunda-feira, 2 de março de 2009

Os cansados, os pobres...

Sobre o fechamento da prisão de Guantanamo por Obama, o PoPa leu no Reinaldo Azevedo, a declaração do ministro de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, na qual ele diz que "Por uma perspectiva de direitos humanos, eu seria favorável (a receber prisioneiros)". Ele ressalta, porém, que não está dando sua opinião de maneira política e nem considerando a posição internacional do Brasil. "Se o chanceler Celso Amorim pedir minha opinião sobre a questão em relação aos aspectos de direitos humanos, meu parecer seria favorável". O PoPa fez questão do grifo no "prisão", pois Obama não falou em fechar a base americana de lá, coisa que muita gente boa pensou que ele disse.

Parafraseando Emma Lazarus, com seu poema da Estátua da Liberdade em NYC:

"Dêem-me seus cansados, seus pobres.
Suas massas em desordem, ansiando por respirar livres.
Os infelizes rejeitados de suas costas cheias.
Mandem-me esses, os desabrigados, os tangidos pela tempestade.
Eu ergui minha lâmpada ao lado da porta de ouro."

O PoPa - com sua veia poética/plagiadora escreve:

"Deem-me seus marginais, seus terroristas,
seus desordeiros, que anseiam respirar livres.
Os infelizes condenados de suas cadeias cheias.
Mandem- me estes, os comunistas, os culpados.
Meu governo lhes será proveitoso.
Por amor à humanidade, até emprego terão."

2 comentários:

Anônimo disse...

É, mas parece que os humanitários da Europa estão revendo suas opinões. Os primeiros a pedir o pedir e comemorar o suposto fechamento da prisão. Mas na hora de compartilhar o destino da escória...... O vizinho sempre tem um lugar melhor.

Mas sempre existe a América Latina para receber o lixo. Em nome dos direitos humanos.

Anônimo disse...

Enquanto houverem governos assim aqui, seremos sempre AMERICA LATRINA deles.