quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Jon Favreau

Você conhece este nome? Deveria, pois - junto com milhões de outras pessoas no mundo todo - ouviu ou leu um texto dele esta semana. Partes deste texto poderão estar gravadas em pedra nas próximas décadas. Jon Favreau, um jovem de 27 anos, é o redator do discurso de posse de Obama. Fez a maioria dos pronunciamentos do candidato e ajudou, sem dúvida nenhuma, a criar o mito.

Obama é menor orador por causa disso? Claro que não. Todo político tem um "ghost writer", mas é ele quem dá a linha mestra de qualquer pronunciamento. O papel de um redator é apenas dar forma às idéias do político. O PoPa imaginou que Nelson Rodrigues, se estivesse vivo, poderia ser um bom "ghost" para o nosso líder supremo. Escreveriam juntos, degustando uma branquinha...

Uma piada, baseada no texto de Nelson:

No meio do trânsito de São Paulo, só pra variar, um enorme engarrafamento, uma Mercedes com uma madame, de motorista particular, e um fusquinha 72 com um gordinho suando, com a barba por fazer estão lado a lado.

O gordinho grita, xinga, buzina, faz um escarcéu por causa do trânsito até que a senhora do Mercedes abaixa o vidro e diz:

- "A paciência é a mais nobre e gentil das virtudes!" Shakespeare, em Macbeth.

O gordinho não deixa barato:

- "Vai tomar no cu!" Nelson Rodrigues, em A Vida Como Ela É.

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu, muito boa, hahahaha!