domingo, 9 de dezembro de 2007

Segurança máxima

O PoPa leu, esta semana, notícias sobre a construção de um presídio de segurança máxima, no RS. Ótimo, precisamos de presídios decentes para conter a marginália, mas o PoPa acredita que estão faltando muito mais presídios de segurança mínima! Isso mesmo, o que falta é acomodação para presidiários de pequeno calibre, os famosos "ladrões de galinha"...

O PoPa acredita que deveria existir uma escala de presídios, de acordo com o delito, evitando-se, ao máximo, a contaminação de pequenos criminosos com bandidos. Sim, existe uma grande diferença entre bandidos e criminosos comuns. Estes podem ser ressocializados, se tiverem chance, enquanto aqueles devem ter o tratamento de isolamento total da sociedade - inclua-se aí a ausência das tais "visitas íntimas".

Os municípios deveriam ter recursos federais para a construção de seus presídios locais de segurança mínima, onde os presos poderiam ter acesso à educação, apoio sociológico e psicológico a ele e aos familiares e até a possibilidade de trabalho. O acompanhamento de perto destes detentos, poderia fazer com que houvesse progressão de pena - para um sistema mais fechado - caso não houvesse a reciprocidade desejada (fugas, brigas, etc). Mas nunca, nunca mesmo, permitir que alguém condenado a regime fechado em cadeias estaduais ou federais (um bandido, portanto) chegasse a este local, mesmo que por méritos de bom comportamento ou o que fosse.

Um pequeno investimento que poderia ter um grande impacto na sociedade, tanto pela redução da população nas "universidades do crime", como pela humanização da pena aos que romperam a lei, mas não representam uma ameaça real à sociedade. O PoPa ouviu falar em presídios para jovens. Não! Existem pessoas mais velhas que também merecem um tratamento diferenciado e existem jovens bandidos, que não merecem regalias de nenhuma espécie! Pensem nisso, amigos!

Nenhum comentário: