sábado, 15 de dezembro de 2007

Bolívia

o PoPa acredita que o reinado de Morales - como muitos outros governos bolivianos - está perto do fim. Este final de semana, quatro dos sete departamentos daquele país, estarão declarando seus estatutos autônomos, o que equivale dizer que não seguirão as regras da nova constituição aprovada por Evo. E não é pouca coisa: estes departamentos detém praticamente toda a riqueza da Bolívia.

Não parece ser uma divisão, como afirma Morales, mas uma tentativa de fazer uma federação de estados, com assembléia legislativa eleita pelo povo (é, eles não têm isso por lá), mais poderes aos executivos locais e outras coisinhas. Acho que nós também temos que pensar em ser uma federação de estados, com um pouco mais de autonomia, para que nossos governadores não precisem andar de chapéu na mão, pedindo de volta uma partezinha dos recursos que foram gerados no estado!

Bolívia, dando lições de democracia e federação!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

É mesmo uma situação absurda a que ocorre no Brasil. Tudo escorre para Brasilia, para depois ser redistribuido segundo criterios "democraticos", ou quem tem maior poder de representacao no Congresso. o Sul e Sudeste, por exemplo, recebem de volta apenas uma parcela do que produzem, e os desgracados do nordeste, que produzem porcaria nenhuma, levam o bolao!

Separatismo dja! hehe