sexta-feira, 10 de abril de 2009

Invasão Americana

Lendo o blog de Yoani, em português, vejo um interessante comentário sobre a visita dos sete congressistas gringos à ilha. Esta visita foi muito comentada internacionalmente e eles não viram grandes problemas na ilha sequestrada, o que prova que mesmo o congresso americano pode ser muito burro.

Yoani conta "Tenho dificuldade para recordar um só dia destes cinquenta anos sem a advertência de que o poderoso vizinho pensava em invadir-nos". Finalmente, esta invasão parece estar chegando e mesmo com estes 50 anos de ensinamentos sobre o perigo imperialista, o povo não parece estar com muito medo. Ao contrário, ela relata: Curiosamente não vejo ninguém nas ruas angustiado frente essas possiveis mudanças. Só tem nervosismo quem usou a confrontação para manter-se no poder. Particularmente noto alegria, esperança, a leve impressão de que entre Miami e Havana a distância poderia tornar-se menor, mais familiar.

Estaria Cuba se convertendo ao liberalismo? Ledo engano! Querem os dólares americanos para continuarem com o poder concentrado nas mãos dos burocratas. O PoPa até acredita que deixarão cubanos saírem, já que eles não vão poder levar as praias, a natureza, o encanto do lugar que, com absoluta certeza, trarão os turistas americanos, ávidos por conhecer uma ilha paralisada no tempo. E enriquecer ainda mais os donos do poder.

Imagem - do site de Yoani

4 comentários:

Stenio Guilherme Vernasque da Silva disse...

Que carteira maneira!!! É Cult!


Amigo:
Tenho um agrado para vc lá no Blog
Abraços

Diego disse...

É a fórmula da China: Abandonar a ideologia (na prática) e ficar só com a parte que importa, o poder. Isto é, de ditadura comunista para ditadura.

jjj disse...

A "Revolução dos Castro" entrega os anéis para preservar os dedos. Estas mudanças são difíceis de prever, mas o risco é alto de que quanto mais condições econômicas para os cubanos, quanto mais integração econômica e acesso a informação(INTERNET) mais incontrolável torna-se a situação política para aqueles ditadores de merda.

Charlie disse...

Com isso o regime conquista uma sobrevida considerável. E com certeza a saída de cubanos será permitida, já que os que se vão costumam mandar dólares para os que ficam, aquecendo ainda mais a economia.