sábado, 11 de abril de 2009

Terceirizações...

Parecia um "ovo de colombo"! A terceirização de parte dos seriviços públicos é uma das modalidades mais utilizadas para tornar mais ágeis algumas atividades. Contudo, além de prestar-se a um nível de corrupção desconhecido, estas terceirizações estão levando ainda mais grana pública pelo ralo. O PoPa leu, na Folha online: "O governo federal é réu em aproximadamente 10 mil ações que envolvem essa espécie [empregados de terceirizadas] de dívidas trabalhistas". Isto deve-se, segundo a reportagem, a empresas de fachada que ganham licitações, pegam o serviço e não pagam seus empregados, caindo fora do mercado, tão logo recebam algumas parcelas do serviço, deixando salários e encargos por conta do governo.

A reportagem informa que a CGU (Controladoria Geral da União), atenta ao fato, andou fazendo o levantamento de empresas que detém contratos do governo federal, chegando a algumas conclusões interessantes, inclusive a descoberta de oito empresas que funcionavam no mesmo endereço...

Agora, quem está controlando estes pregões e estas licitações do governo federal? O PoPa acredita que, para ser fornecedor de governo, não basta ter as negativas em dia (coisa que empresas novas, de fachada, conseguem facilmente), mas ser empresas com história no mercado. Como contratar alguém que não tem um mínimo de experiência no ramo? Como contratar empresas que não apresentem um histórico decente? Se a CGU encontrou estas falhas nos processos de contratação, por que o próprio governo - e suas entidades - não fazem isto ANTES de contratar? Não existe um cadastro centralizado de fornecedores?

A melhor explicação para tudo isso é a velha e conhecida corrupção...

Nenhum comentário: