sábado, 4 de abril de 2009

Bloqueio Cubano

Os gringos tem mantido um severo boicote à ilha sequestrada, impedindo que empresas americanas façam negócios com Cuba. Mas, pensando bem, este não é um bloqueio, como alguns gostam de fazer parecer mas a ilha tem, com certeza, um bloqueio muito mais severo que o tal boicote.

Desde seu início, a revolução cubana mantém a ilha completamente isolada do mundo. O verdadeiro bloqueio é causado pelo seu próprio governo, que impede a chegada de notícias do mundo, que censura a internet, mesmo sabendo que a grande maioria de seu povo sequer tem acesso ao que seria permitido. O PoPa não tem idéia de como funciona o sistema de ensino cubano. Não sabe como são os cursos de ensino técnico, se existem cursos de informática, por exemplo, de engenharia eletrônica, mecânica ou civil e se eles estão preparados para enfrentar uma reconstrução integral de sua ilha, de enfrentar o mundo globalizado e produzir tecnologia, mesmo que não de ponta.

Sobre o bloqueio, o que o PoPa acredita, é que Fidel, ao chegar ao fim da sua vida, resolveu gravar seu nome com uma abertura ao mercado capitalista. Os outros Castros, no entanto, podem não ter concordado muito com isso e depuseram o velho ditador, confinando-o a um abrigo adidas de cores berrantes. Um pouco adiante, depuseram seus mais fiéis aliados. Como são feitas as declarações de Fidel? Somente por escrito ou através de interlocutores muito escolhidos, como Chávez, Lula e Cristina...

Qual o verdadeiro quadro político de Cuba, atualmente? Raúl e seu filho e uma penca de burocratas praticamente desconhecidos! O PoPa acredita que há uma clara demonstração de que eles querem, sim, negociar com o mundo. Mas mantendo seu poder interno, por mais uma geração, pelo menos.

Imagem: Coronel Alejandro Castro Espín.

3 comentários:

Ricardo Rayol disse...

Imagino que os castristas estejam ávidos pelas novidades do mundo como TV LCD, carros de luxo etc... se já não os tiverem...

PoPa disse...

Quem não estaria? Mas lá pode ser um problema, pois a ilha é pequena e um carro de luxo seria um convite à rebelião... mas, nos recantos escondidos deles, deve ter toda esta porcaria consumista capitalista. Claro que só para ver como os porcos vivem!

Laguardia disse...

A revolução comunista em Cuba acabou com as classes sociais. Agora existem só duas. A dos pobres miseráveis que compram alimentos com cartões de racionamento e a dos governantes que têm suas lojas poprias para comprar o que quizerem.

A desculpa do bloqueio americano é só desculpa. Cuba pode exportar e fazer negócios com o resto do mundo. Mas sua economia é ineficiente. Sua reforma agrária socialista acabou com a produção de açucar. Hoje em dia, depois de 50 anos de regime, a exportação de Cuba está restrita a exportação de refugiados.

Cubanos, que mesmo sem conhecer outro tipo de regime arriscam suas vidas para fugir da ilha prisão.