sexta-feira, 17 de abril de 2009

América, América!

Nas suas leituras matinais, o PoPa leu um bocado sobre a tal Cúpula das Américas. O mais interessante, é que Raúl Castro parece estar namorando com o governo Obama: "Mandei dizer ao governo americano, em privado e em público, que estamos dispostos a discutir tudo - direitos humanos, liberdade de imprensa e presos políticos", mas Chávez e seus discipulos bolivarianos pensam um pouco diferente: Hugo Chávez, advertiu que não assinará o documento final da cúpula e seus aliados seguirão a mesma linha... Venezuela e Nicarágua se opõem especialmente a dois artigos do esboço da declaração [da Cúpula]. O primeiro refere-se ao sistema interamericano de direitos humanos e o segundo é um reconhecimento do papel da Organização dos Estados Americanos (OEA). Ambos são interpretados pelo "bloco bolivariano" como contrários à reinserção plena de Cuba à comunidade interamericana.

O PoPa acredita que as verdades estão sempre nas entrelinhas. O que Chávez quis dizer, é que a reinserção de Cuba não deveria depender de fiscalização dos direitos humanos em Cuba. E o que Raúl quis dizer, não dá para saber! Dispostos a discutir. Dispostos a aplicar?

O comentário do Coronel, no blog Coturno Noturno, sobre este mesmo assunto, está muito bom. Leia em http://coturnonoturno.blogspot.com/2009/04/e-o-embargo-contra-liberdade.html

Um comentário:

Charlie disse...

O fato dos cubanos aceitarem dicutir já é um passo maior do que eu esperava em tão curto espaço de tempo.

E o Chávez parece que veio mesmo para assumir o legado de Castro. Pobre América Latina, desaparece um lunático e logo assume outro em seu lugar!