domingo, 26 de abril de 2009

Ditabranda

No Estadão online, o PoPa leu números interessantes:

83 dias
de trabalho na Câmara desde a volta do recesso

4 projetos de lei
foram votados nesse período

12 medidas provisórias
foram apreciadas pelo plenário

2 sessões
apenas não estiveram obstruídas por Mps

E aí, cambada? Não vão trabalhar????

Esta história das obstruções por MPs já deveria ter tido um fim. Afinal, estamos em uma democracia, em que os três poderes deveriam ter igual presença na vida dos brasileiros, cada um na sua especialidade. Mas temos um executivo e um judiciário legislando, também, enquanto o legislativo fica embasbacado com crises e embolado com MPs. E nada faz para melhorar isto. Afinal, eles mesmos poderiam fazer uma lei para trancar um pouco estas MPs. Trancar totalmente, aliás, pois MP não tem sentido para existir, a não ser em caso de guerra ou conflito social muito grande.

Por exemplo, a proibição da venda de bebidas às margens das rodovias federais, veio por medida provisória. Precisava? Era urgente? E a criação do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético, feito sem discussão com a comunidade científica, apenas com uma MP? Talvez arrumando cargos para a cumpanherada...

Enfim, temos, com a possibilidade clara do executivo legislar em qualquer assunto, a qualquer hora, uma democracia? Os demais representantes do povo tem sua voz alterada, presa, deturpada por este engenhoso sistema de legislativo executivo, o que leva o PoPa a pensar que não estamos em uma democracia de direito.

Qual é a definição de "ditador"? Aquele que dita as regras? Bem, temos um presidente que dita as regras abertamente, sem interferência do legislativo nem do judiciário. Faz campanha política sem preocupar-se com a ética de seu cargo. Seu partido mantém laços espúrios com entidades que roubam o erário, invadem propriedades particulares, matam na defesa de seus interesses.

Podemos, quem sabe, classificar nosso sistema de governo como uma "ditabranda"...

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo, bom dia. Muito bom seu desabafo, confirmando que seu blog é primoroso e merece o qualitativo crescimento que vem tendo. Concordo em tudo, discordando porém do título, pois se analisarmos que a força de chantagem do PT e da esquerda em geral reside na aglutinação dos "movimentos", nos quais inseridos estão os bandidos do MST, e se pesarmos que os 3 poderes foram amestrados pelo executivo, confirmaremos que não há república, muito menos uma democracia fluindo pelos vasos desta suposta república. É uma ditadura sim e que já nos tomou conta. Bom domingo.

)O(Lua Nua)O( disse...

num vim aqui chorar, só te avisar que passei coisas muito ruins e por isso dei essa sumida (quase morri), mas tô viva e vou tentar voltar

bjs

PoPa disse...

Pô, Claus, para chegar a um "primoroso" o PoPa vai ter que melhorar muito!!! hehehe, mas obrigado pelo elogio!

Lua, coisas ruins estão sempre acontecendo para todos, mas coisas boas, também. A felicidade é feita de momentos felizes, que precisamos aproveitar muito.

Stenio Guilherme Vernasque da Silva disse...

Popa!
Parabéns pelo post.
Pèrfeito.
Tipo as colunas jornalisticas de um ornal isento.
Parabéns!