quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mui Leal e Valerosa

O que Porto Alegre comemora na Semana Farroupilha? Sua resistência à Revolução? Ao título dado pelo império e que até hoje está na sua bandeira, justamente por esta resistência? Afinal, o que Porto Alegre comemora? Certamente não são os ideais farroupilhas. Talvez sua (deles) derrota.

5 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Boa pergunta, o que a mui leal e valorosa Porto Alegre pode comemorar? Talvez o fato de nós, portoalegrenses, sermos reféns de minorias participativas que representa 1,8% do eleitorado (foram os que votaram não na 'Consulta Popular' realizada no último domingo , e que ditam as regras para um prefeito tipicamente pemedebista.

charlie disse...

Bom, o tempo certamente conseguiu distorcer muito nossa história. Desde a palavra "gaúcho", hoje empregada para designar qualquer paisano nascido no Rio Grande do Sul, até o estatuto do MTG dizendo o que é "tradicional" e as comemorações da revolução republicana no principal baluarte do Império.

nedelande disse...

Pois POPA, Porto Alegre é uma das poucas cidades que pode comemorar a Revolução Farroupilha, mais apropriadamente, a vitória do Império.

Sandro. disse...

É verdade, nos da capital podemos comemorar a nossa vitória hehe

Anônimo disse...

E, paradoxalmente, o título de “Leal e Valorosa” Cidade, que ostenta em seu brasão até hoje, foi-lhe conferido por D.Pedro II pela tenaz resistência oferecida, não aos castelhanos, mas aos ataques farroupilhas na Rebelião entre 1835/1845, de tão gloriosa memória do tradicionalismo gaúcho. Isto apesar da entrada do General Bento Gonçalves , Presidente da República Piratini, por um breve momento na cidade, logo recuperada pelo legalista Major Manoel Marques de Souza, mais tarde Conde de Porto Alegre