segunda-feira, 18 de maio de 2009

Imprensa independente?

O PoPa estava lendo um artigo de Eugênio Bucci (copiado do Estadão) na revista digital da Polo-RS, que fala sobre liberdade de imprensa. Um artigo que merece ser lido! Pois no artigo, o autor faz referência à necessidade de se manter uma imprensa livre, mas alerta para o perigo que ronda os jornais, atualmente, com reduções de tiragens e matérias gratuitas na internet. Se o público não pagar pela informação, quem o faz são os anunciantes. E para onde vai a liberdade de expressão? Lembrem-se que o maior anunciante do Brasil é o governo e suas empresas (BR incluída).
Walter Isaacson, ex-diretor de redação da revista Time, defendeu recentemente uma fórmula para a venda de conteúdos jornalísticos pela internet. Estabelecer um sistema de micropagamento (...) que permita, por meio de um clique, as aquisições de jornais, revistas, artigos, acesso a blogs ou vídeos, ao preço de US$ 0,05, US$ 0,10, US$ 0,50 ou seja quanto for que o seu autor deseje cobrar. Parece uma solução interessante. Por exemplo, se você quiser o conteúdo reservado à assinates do Estadão, tem que pagar uns R$48,00 mensais. Não é muito, mas por que não ter este valor por matéria, onde o leitor compraria créditos, como em um telefone celular, e iria usando de acordo com seu interesse? Afinal, quem quer ler o Estadão inteiro? Assim, o próprio jornal iria saber quais assuntos são mais interessantes ao seu público e ter sua independência econômica, já que o alcance de um jornal virtual está muito além do impresso.

Imagem: logo da Revista Digital da Polo-RS

2 comentários:

José de Araújo Madeiro disse...

Popa,
É muito boa a idéia. No momento, eu, com particularidade, estou com as finanças sobre rigoroso controle, para vaca não ir pro brejo. Mas o futuro a Deus, pertence, quem sabe.
Mas uma coisa deve ficar clara, que os jornalistas respeitem os internautas e não façam um jogo dúbio. Se servem ao governo, é claro que não estamos precisando deles. Então, não vamos dar a faca para o inimigo ...

PoPa disse...

José, deve ser cada vez mais difícil, ao jornalismo diário, ser inédito - que dirá imparcial. As notícias literalmente voam, fazendo com que os jornais percam seu sentido muito rapidamente. Aí, resta a publicidade para sustentá-los. Uma equação muito difícil de ser aplicada em um sistema que precisaria ser apenas informativo.