sábado, 2 de maio de 2009

1º de Maio

Do site "Prensa Latina", órgão oficial do governo de Cuba, a notícia:

Durante a comemoração deste Dia Internacional dos Trabalhadores na ilha caribenha, 906 sindicalistas de 236 organizações [internacionais] estarão junto ao povo cubano, de acordo com cifras oficiais.

O 1 de maio tem desde meio século especial significado e trascendência para os cubanos, quem constituem os verdadeiros donos dos meios de produção e desconhecem a exploração do homem pelo homem.

Tais princípios diferenciam aos operários desta nação de milhões de seus colegas da órbita, açoitados na atualidade pela forte onda de desemprego que sobe de maneira constante com o desenvolvimento da crise econômica global.

O PoPa ficou com uma grande dúvida: quais brasileiros estavam lá e quem pagou a conta? Que estavam, estavam!

Chávez também fez das suas na Venezuela, neste primeiro de maio:

"Se o presidente Obama não desmonta o selvagem bloqueio ao povo cubano, tudo é mentira, tudo seria uma grande farsa, e aí teríamos (...) vivo, ameaçante o império norte-americano. Que deverá ser desmontado pelo povo dos Estados Unidos".

Ele está sugerindo uma revolução do povo americano? E vamos usar os termos corretos. Não é bloqueio o que os gringos fazem com Cuba, é embargo, boicote. Nenhum outro país está proibido de negociar com Cuba. Por que a fixação dos Castro neste mercado "imperialista"?

Nenhum comentário: