sexta-feira, 15 de maio de 2009

Robim Hood da Silva

O PoPa entende um pouco de movimentação bancária. Mais de 30 anos fazendo algo no ramo e até um abobado aprende alguma coisa. Então, o que o governo está fazendo no mercado financeiro é apenas uma cortina de fumaça para esconder a enorme montanha de dinheiro que está repassando aos ricos, com a redução da tributação nas aplicações dos fundos. Não são muitos que percebem que o grande problema do Brasil é a dívida interna. A monumental dívida interna. É exatamente para rolar esta estratosférica dívida, que existe a tal Selic. É com ela que pagamos - nós, não o governo - esta brutal dívida interna, que alcançou o píncaro neste governo. Mas parece ter espaço para crescer ainda mais, pois nada se fez, nada se faz, nada se fará para reduzí-la.

O grande medo do governo, não é apenas a demanda desta grana para a caderneta, mas o fato de que teria que desembolsar o que não tem para pagar estes fundos, já que a grana da caderneta tem regras próprias.

A situação da monstruosa dívida interna, é como se o governo estivesse no comando de uma pirâmide financeira, daquelas que pegam os otários. O PoPa acredita que, mais dia, menos dia, vai haver um calote nesta descomunal dívida (estão faltando adjetivos), pois ela cresce de duas maneiras: pelo juro elevado (vai continuar) e pela falta de planejamento dos gastos do governo.

Esta dívida começou a aumentar astronomicamente no governo FHC, com as tentativas - frustradas - de manter o real valorizado frente ao dólar. Naquela ocasião, os bancos ganharam rios de dinheiro, e a dívida interna cresceu absurdamente. No governo de da Silva, a dívida seguiu crescendo, chegando ao valor estratosférico de um trilhão e alguns trocados - mais de 47% do PIB brasileiro.

Na verdade, a ação do governo é racional, por incrível que pareça. Neste momento, não é possível deixar de contar com a grana dos investidores para rolar a voluminosa (já está apelando) dívida interna. A opção? O tal calote...

Os dez leitores fiéis do PoPa não precisam da explicação, mas às vezes aparece algum desavisado, arrependido de ter pousado por aqui: Robim Hood da Silva tira dos pobres para dar aos ricos...

Nenhum comentário: