sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Arrecadação

A Governadora está com uma fixação de aumentar impostos. Mas imaginem a seguinte situação: alguém tem um telefone celular de cartão. Costuma gastar uns 10 reais por semana. Então, aumentam-se os impostos (serão centavos nestes 10 reais) e o telefone fica mais caro. Mas aquela pessoa vai continuar a gastar os mesmos 10 reais - falando um pouco menos, claro. Aí, não adiantou a manobra, pois a arrecadação será a mesma...

Assim é com o restante. Gasolina, energia... tudo vai se acomodando, pois o povo não consegue pagar mais caro. Então, reduz-se o consumo. Onde o Estado ganha? Não ganha!

Agora, imagine o contrário: menos impostos, as pessoas falariam mais, gastariam mais e a economia iria girar mais rápido. É assim também com a CPMF. Não é de graça que o governo tira 40 bilhões da economia, para gastar mal. Se esta grana ficasse em poder da população, certamente geraria muito mais riquezas e, consequentemente, mais arrecadação. Mas isto é conta que economista não entende... principalmente economistas do governo, cujas tabelas somente tem duas colunas - entrada e saldo...

8 comentários:

Guilherme disse...

eu sei qual o problema da CPMF... não dá pra sonegar. Por isso toda essa baboseira...

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

PoPa disse...

Pois, por incrível que possa parecer, um grande banco brasileiro foi condenado em um processo do Banco Central, exatamente por sonegação de CPMF. Um esquema "aliviava" a cobrança de grandes empresas: os cheques de depósito destas empresas eram utilizados para pagamento de contas destas mesmas empresas, o que foi classificado como sonegação, pois havia um "bypass" de uma das etapas da movimentação financeira.

Não é, portanto, insonegável... este é apenas um dos esquemas flagrados pelo Bacen.

PoPa disse...

Como dizem los hermanos: hecha la ley, hecha la trampa! Nunca subestime a capacidade de um sonegador.

nedelande disse...

Quem é o sonegador? Eu acho que o maior sonegador é o governo. Ele arrecada tudo isto e sonega serviços de saúde, de segurança, de educação etc...

Charlie Foxtrot disse...

Bom, a isto se chama economia liberal, algo que o terceiro mundo ainda não adotou de fato, apesar de esquerdopatas sempre relacionarem os problemas deste terceiro mundo com a tal "economia neoliberal".

Letícia Losekann Coelho disse...

Concordo com o cineman, o maior sonegador é o Governo...gostei disso!!
beijos :)

Paps disse...

Eu sempre entro aqui e nunca deixo comentário (que feio!)rsrsrs, mas hoje não tem como ficar quieta!
Faltou vc mencionar a terceira coluna, a do "caixa dois"...Por que essa dinheirama, além de custear a infame bolsa-família, com certeza ainda escoa pelos bolsos do governos. É dose!

Beijocas!

PoPa disse...

O PoPa agradece tua visita, Paula e, principalmente, pelo link que estava lá na tua página! Tens razão, esta terceira coluna é que mata as contas públicas.