quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Comprando a briga alheia - coisa de guri!

"Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa, inventam uma coisa para criticar. Agora, por falta de democracia na Venezuela, não é".

"Somos um conjunto de países democráticos que fizeram uma reunião democrática onde todos têm o direito de falar, tema livre, aquilo que lhe interessa".

"Houve uma fala do Chávez que o rei achou que era demais, que era uma crítica ao ex-primeiro ministro da Espanha, que tinha o apoiado o golpe. E a diferença, qual é? É que o rei estava na reunião. E quem falou ''cala-te'' foi o rei. Ou seja, não foi um de nós. Entre nós, divergimos muito."

"Se nós dermos menos palpites nas regras do jogo de outros países e olharmos o que estamos fazendo, todos nós sairemos ganhando. Mas se a gente achar que pode dar palpite em tudo e que só pode acontecer no mundo o que a gente quer, seremos eternamente infelizes."

O PoPa não entendeu direito as falas de Lula do PT, todas feitas na mesma entrevista. O que ocorreu, e está bem claro nos vídeos que estão no You Tube, é que Chávez falava bobagens sobre um conterrâneo do Rei, fora do contexto. Ele falava alto enquanto Zapatero falava, numa demonstração, no mínimo, de falta de educação. E o Rei falou somente aquilo: por qué no te callas? Rei é outro papo! Chávez abriu a boca para falar um monte de asneira e o Rei disse só isso!

Chávez dizia aos repórteres, depois, que não estava falando com o Rei. Mas ele estava ofendendo a um ex-dirigente (eleito) que não estava presente. A posição de Zapatero foi a mais racional, pois disse discordar de Aznar em tudo, mas que exigia respeito ao povo espanhol, que o tinha eleito. Nos dias seguintes, Chávez diria que não ouviu o que o Rei tinha dito...

E Lula do PT poderia seguir seu próprio conselho: "É melhor que os outros decidam os seus destinos e nós decidamos os nossos". Caro Lula, nós somos o Brasil. O Brasil não tem que entrar nesta intriga besta entre o "colonizado" Chávez e seu "algoz", o Rei da Espanha...

Um vídeo completo da escaramuça está neste link.

Imagem: "por qué no te callas?"

Nenhum comentário: