sábado, 3 de novembro de 2007

O chefe mandou...

Na folha de hoje, o PoPa leu, com espanto, que Lula do PT mandou a Petrobrás cortar o gás das empresas e fornecer às termoelétricas. Em texto de carta do presidente da Petrobrás ao Ministro de Minas e Energia: "Apesar de possíveis questionamentos sobre as obrigações legais e contratuais da empresa de garantir esta disponibilidade adicional de energia, a Petrobras está plenamente empenhada em cumprir os compromissos assumidos no termo, atendendo a missão atribuída pelo senhor presidente da República", afirma trecho da correspondência.

Segundo o relato de um dos participantes da reunião, a estatal assinou o documento sob a pressão do presidente Lula, que chegou a dizer que o presidente Fernando Henrique Cardoso teve o apagão porque foi mal informado por assessores e que estava presente ao encontro para evitar que a situação se repetisse.

O problema é um pouco mais complicado do que parece. Há um horizonte de falta de energia elétrica e nada foi feito em investimentos na geração, além de usinas termo-elétricas que utilizam gás - da Bolívia. A falta de planejamento vai custar caro ao Brasil, tanto em redução do nível industrial, como da confiança de investidores. O PoPa espera que o PAC da energia (se não tem, vai ser criado...) dê uma rápida resposta para esta crise anunciada.

E como diabos um governo incentiva o uso de um produto energético do qual não tem o mínimo controle? É o caso dos carro à gás que predominam no RJ e em SP, com reduções de ICMS e IPI!!! Ô burrice!

Nenhum comentário: