segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Bolha assassina!

Quando guri, o PoPa assistiu a um filme chamado "A Bolha Assassina". Imaginem a qualidade dos efeitos especiais da época! Mas isto são apenas lembranças, o que o PoPa está preocupado, agora, é com a bolha dos financiamentos de longo (longuíssimo) prazo para coisas que não duram tanto. É o caso do financiamento de carros, que podem chegar a - pasmem - 99 meses! Direcionado para um público de baixa renda, este tipo de finaciamento é uma bomba relógio, com prazo para explodir. Um carro, mesmo novo, exige investimento para sua manutenção, seguro e outras bobagens. Sem isto - e muito cuidado - este carro vai estar cheio de problemas lá pela metade do tempo do financiamento. E não há a menor possibilidade de transferir um finaciamento como este.

Logo, esta é uma bolha que poderá explodir daqui, digamos, uns cinco anos. Claro, não terá a mesma intensidade da bolha imobiliária americana, mas irá trazer sofrimento para estas famílias endividadas. Isto ainda parece efeito do período inflacionário, quando as pessoas contraim dívidas que se esvaiam ao longo do tempo. Agora, esta dívida que consumirá 30, 40% do orçamento destas famílias, seguirá consumindo este mesmo percentual por muito tempo! Credo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas veja POPA, se é uma bolha assassina, como descreves (também já assisti àquela película antiga e também a mais nova), o sujeito já foi engolido por ela e está digerido, logo, se explodirem, será para evitar que outros sejam engolidos não é mesmo? Portanto, feliz é a sociedade que tem um militarismo bom, capaz de ter armamentos potentes para destruir esses animais vindos, quem sabe, de outras galáxias. Pelo menos estamos seguros, enquanto eles existirem!