domingo, 14 de outubro de 2007

Lula critica... Lula!

No Estadão do dia 9 de outubro, Lula afirma (durante o leilão da privatização de estradas):

"O pouco que a gente tinha foi privatizado e, em muitos casos, não exigiram responsabilidade daquele que privatizou para fazer os investimentos necessários".

"Esse país deixou de ser um país de faz-de-conta, deixou de ser um país onde cada um fazia o que queria e a maioria não queria fazer", afirmou, completando que não há investimento em infra-estrutura desde o governo Geisel (1974 a 1979), o que, segundo ele, "atrofiou" o Brasil.

Na ocasião, Lula prometeu que entregará 1.234 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul (do Pará a Goiás) e 1.900 da Ferrovia Transnordestina (sudeste do Piauí ao Porto de Suape, em Pernambuco) até o final de seu mandato, em 2010.

Então o PoPa chega a algumas conclusões: se não há investimento em infra-estrutura desde o governo militar de Geisel, nem aquele foi tão ruim, nem o anterior de Lula foi tão bom como ele costuma dizer. Outra constatação é que Lula afirma que as estradas foram privatizadas com um pedágio menor. O que ele não disse é que, nas privatizações anteriores, o governo recebeu algum recurso antecipado e nesta privatização, não... Ou seja, ele deu de graça aos italianos! Ainda bem, pois a incompetência do governo federal de manter rodovias é conhecida desde muito antes do Lula. Mas o mais estranho (para quem não conhece Lula, claro), é que ele reclamou que quase tudo foi privatizado, em um leilão de privatização!

Os mais antigos vão se lembrar dos selos que o motorista era obrigado a comprar para andar nas rodovias federais e cujos recursos nunca retornaram? Ou o empréstimo compulsório sobre gasolina? Ou a CIDE (
Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que ainda nos assombra? Tudo isso deveria ir para estradas e infra-estrutura e nunca foi!

Por tudo isso, bem vindo, Lula, ao neoliberalismo!

Imagem: em algum lugar do Brasil, uma "operação tapa buraco", que poderia ser chamada de "me engana que eu gosto", pois foi feita para durar até a primeira chuva, com asfalto frio e brita.

3 comentários:

Letícia Losekann Coelho disse...

É uma piada! O cara fala como se não fosse Presidente do Brasil! beijos

nedelande disse...

Pois não é que o Lula do PT está se queixando da herança maldita do seu primeiro governo.

nedelande disse...

Antes que tu reclames buggyman o meu "Lula do PT", quero explicar que eu tenho um amigo que tem o apelido de Lula. Então para diferenciar os dois estou passando a chamar o presidente de Lula do PT. Qualquer ilação que eu esteja querendo fazer um paralelo com o corrupto Zeca do PT é pura maldade.