terça-feira, 27 de outubro de 2009

Biodiesel 1

O PoPa andou ocupado toda a semana passada. Em Curitiba, ouviu muita coisa sobre biodiesel e ficou ainda mais convencido que o sistema precisa ser muito trabalhado, para que seja algo de interesse do País. Afinal, o PoPa não é favorável a nenhuma coisa que seja compulsória, a nenhum produto que tenha seu mercado cativo, independente da capacidade de manter-se sozinho, sem ajuda do governo.

Por exemplo, atualmente, o biodiesel é feito 80% de soja. Com o sistema de leilões, as empresas vendem o biodiesel (a ser fabricado) à Petrobras por um determinado preço. Com a volatilidade do preço internacional da soja, quem garante que esta empresa poderá entregar o produto pelo preço acordado? Ninguém! E aí começam os problemas. E por que a Petrobrás (na verdade, é outra empresa, mas com controle da própria) tem sua própria usina de biodiesel e participa dos leilões? Se fosse para desenvolver tecnologia, até seria interessante, mas não parece ser esta a motivação da estatal.

O governo pretende fazer com que o biodiesel não sofra do problema do álcool, que ficou apenas nas mãos de grandes produtores e criou um "selo social" para o biodiesel, fazendo uma renúncia fiscal para o produto que tiver sua origem em propriedades da agricultura familiar 50%, 10% e 15%, respectivamente para as regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste, Sul e Sudeste. Todos lembram da euforia do governo de Da Silva com a mamona. Qual foi o resultado? Zero! Agora, "descobriram" o óleo de palma (dendê) e estão incentivando o povo do Norte a plantar. Esta é uma opção que parece ser interessante mas, novamente, faltam pesquisas adequadas, já que a torta resultante é tóxica e o óleo não pode ser usado puro para a produção de biodiesel, não podendo passar de uns 15% na mistura. Aliás, a lei do Combustível Social, engessou o sistema em apenas duas culturas: palma e mamona, deixando de lado outras opções da agricultura familiar, como o pinhão manso, o girasol e tantas outras.

O PoPa vai voltar ao assunto biodiesel. É um assunto interessante que está sendo utilizado politicamente pelo governo. Não deveria, pois pode transformar um programa interessante em um desastre econômico e até ecológico.

2 comentários:

Cachorro Louco disse...

PoPa : E o pré-sal ,como fica ?
Afinal a redenção do Brasil segundo afirmou o governo virá do pré-sal .Passaríamos a viver de brisa só com o lucro do pré-sal .Este dinheiro daria para trezentos milhões de bolsa -familia.
Causa estranheza o governo metendo a mão neste assunto .Com certeza tem "coisa " por trás .
Abraços e bem vindo de volta .

PoPa disse...

O pré-sal depende de dois fatores principais: o aumento do preço do petróleo e a continuidade de seu uso. Não sei a qualidade do óleo do pré-sal, pois isso não foi divulgado nunca. Não se sabe se é petróleo leve ou pesado. E é coisa para daqui 20 anos. Muito tempo, muita pesquisa, muito investimento. Vai valer a pena? Provavelmente, sim, mas não é o eldorado que estão falando.