segunda-feira, 5 de outubro de 2009

IBOPE NO RS

A RBS encomendou uma pesquisa do Ibope para as questões políticas no RS. Os números são interessantes e o PoPa separou alguns:

Na pesquisa espontânea para governador, 56% declararam que não tinham idéia em quem votar. Para senador, este número chegou a absurdos 63%, mesmo com duas vagas sendo disputadas. Em presidente, 43% alegaram não saber em quem votar.

Na pesquisa estimulada, os números melhoram um pouco e 13% dizem que não sabem em quem votar para governador. Tarso fica na frente com 37%, enquanto Rigotto fica com 27% e Yeda com 5%. Em outros cenários, a história se repete, com Yeda lá embaixo, e Tarso lá em cima. A rejeição de Yeda fica em 60%. Quando o nome do pmdb é Fogaça, o número sobe um ponto e o de Yeda desce mais um.

Outros dados interessantes da pesquisa, dão conta que a grande maioria dos entrevistados, acredita que Yeda tem culpa nas denúncias que rolam por aí e também querem o impedimento da governadora.

Algumas conclusões do PoPa, apesar de ainda faltar muito tempo para as eleições: vai depender muito de como a governadora irá sair desta CPI. Não adiantam os bloqueios da base do governo, ela vai ter que ser mais astuta e provar sua inocência, sem sombra de dúvidas.

Mas o dado mais intrigante, é o descaso da população com a eleição que se aproxima. Afinal, em um estado que se diz o mais politizado do País, 56% dizerem que não sabem em quem votar no ano que vem, é muita coisa, principalmente porque demonstram outra situação quando se apresentam nomes. A resposta fácil é que não tem idéia e vão por intuição. Mas não existem respostas fáceis em política. Este quadro pode até mudar, mas vai depender de muita coisa neste ano e no próximo.

É interessante registrar que, quando a pesquisa coloca o ex-governador Olívio Dutra no lugar de Tarso, a situação fica bem diferente, dando espaço para o pmdb ganhar. Estranho, muito estranho...

2 comentários:

Anônimo de todo dia disse...

Parece que o povo gaúcho não se importa com as falcatruas no governo federal. Não há ninguém nas ruas gaúchas pedindo impeachment de Lula, e motivos para impeachment presidencial não faltam. À distância, me parece que Yeda é a melhor governadora dos últimos 50 anos no RS. A única que fez alguma coisa útil neste período todo. Os demais só ocuparam a cadeira. Será que os gaúchos não pensam mais por si próprios? Pensam só o que a RBS (Rede Bolivariana do Sul) quer que eles pensem?

Roberto disse...

Nas pesquisas eleitorais e nas enquetes em geral, costuma faltar a opção NENHUM. Esta seria a minha escolha para os atuais candidatos e pretendentes ao trono do RS,pois um exame não muito superficial mostra que são todos/as farinha do mesmo saco.