sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Yoani Sánchez e a proibição de reunião de blogueiros em Cuba

Ela fala sobre a impossibilidade de reunir-se para divulgar as tecnologias de blogs para que os cubanos possam conhecer maneiras de blogar. Trata-se da intenção que os blogueiros cubanos tiveram para fazer uma espécie de evento onde trocariam idéias. Pedida a necessária licença para reunir-se, foram proibidos pelo regime dos Castro.

"Neste momento, creio que há muitas pessoas que têm algo para contar, que querem começar a escrever e estão sensivelmente paralisadas um pouco pelo temor de represálias..." "Então eu gostaria, com esta mensagem, que mando como uma garrafa ao mar, a todos os blogueiros do mundo e dizer-lhes: existimos, necessitamos sua ajuda, necessitamos conhecimentos técnicos, bibliografia, idéias para saltarmos a censura e, sobretudo, muito apoio, muita solidariedade, para não sentirmos que estamos sozinhos..."

Se você não conhece o blog da Yoani, vale a visita ao site traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto (http://www.desdecuba.com/generaciony_pt/). Lá, como no original, os posts não são moderados, fazendo com que apareçam os esquerdistas de plantão, falando mal de Yoani e seu blog, usando de uma liberdade que a própria blogueira não tem. Apareçam, comentem. Pelo menos para que Yoani não sinta que está sozinha no mundo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Vítima ou farsa? Não sei mais o que pensar:
http://www.heitordepaola.com.br/

Será lançado hoje, no Auditório d’O Globo, o livro De Cuba com Carinho, de Yoani (ou Yoanis) Sánchez, a ‘superblogueira’ cubana que consegue burlar todas as diretivas do Partido Comunista Cubano quanto ao uso da Internet. Consegue mesmo? É autêntica a moça? Ou não passa de uma impostora e seu blog Generación Y de um embuste genialmente montado pelo aparelho de desinformação da DGI - Dirección General de Investigaciones - o KGB cubano?
...
Não é ao menos estranho que um regime que faz o que bem entende com os opositores, conta com quase total apoio internacional inconteste para prender, matar, raramente exilar qualquer um dos cidadãos, que tem leis estritas sobre o uso da internet, proíbe computadores pessoais, principalmente laptops e notebooks, permita que esta moça continue impunemente comandando um blog oposicionista?
...
Segundo levantamento feito pelo site de oposição NOTICUBA, Yoanis vive em Nuevo Vedado numa confortável residência com telefone e serviço de internet, única cubana com liberdades para utilizar o serviço de internet sem interrupções, e que jamais foi objeto de perseguição ou maltrato e muito menos detida, pelo que desconhecem o porquê de sua presença como opositora.
...
Não existe nesta maldita história escrita com o sangue dos mártires há cinqüenta anos, nenhum FATO semelhante ao desta blogueira que tivesse ficado impune. A forma arrogante como ela refere ter deixado a delegacia quando foi intimada “apenas” para ser notificada de que não poderia realizar o encontro dos blogs é por si só, um fato alarmante. Não se conhece um só opositor que tivesse sido tão desaforado com os interrogadores e que não tivesse – no mínimo – levado uns bofetões de arrancar os dentes e em seguida jogado no calabouço da Villa Marista. Mas Yoani disse o que quis e saiu ilesa, inclusive saudada pela rede inteira como “heroína”. Agora afronta ninguém menos que a filha do ditador hereditário substituto e não passa nada?

http://www.heitordepaola.com.br/

30 de Outubro de 2009 10:57

PoPa disse...

Desculpa, caro anônimo, mas isto é um amontoado de asneiras! O que está dito neste site são coisas que não podem ser comprovadas, como até mesmo a história de Yoani, concordo. Mas entre uma e outra, convenhamos que Yoani, pelo menos, soa muito mais verdadeira.

São várias coisas a serem consideradas. É verdade que o regime já não está tão forte que possa, por exemplo, prender Yoani sem que se faça um grande alarido mundial. Deixaram crescer o que não entendiam. Yoani, por outro lado, não questiona o regime, não busca a guerrilha ou o confronto, apenas fala do dia-a-dia do cubano comum.

Generación Y não é um blog oposicionista, pois não prega um novo governo, não prega uma democracia. Quer apenas que se tenha um pouco de liberdade na ilha. É pedir demais?