sexta-feira, 9 de outubro de 2009

As despesas de Yeda

O PoPa já disse que não votou na governadora no primeiro turno e que votou por exclusão no segundo. Mas Yeda surpreendeu o velho PoPa ao fazer um governo austero que está colocando a economia gaúcha nos eixos, gostem ou não seus adversários. Pois agora, a oposição brada que Yeda gastou 100 mil reais em sua casa. Para variar, não apresentam notas fiscais disso. Hoje, na ZH, sem o mesmo destaque, o secretário da transparência fala em 13 mil reais e que seriam para câmaras, piso da garagem e outros móveis, todos devidamente catalogados como de propriedade do Estado. O PoPa espera que Yeda não tenha feito bobagem de comprar móveis para o quarto dos netos mas, se forem móveis de trabalho ou para segurança, não está errado nem ilegal.

Yeda não é o primeiro governante a usar a própria residência. Antes dela, Rigotto Britto também usou sua casa e fez investimentos com dinheiro público para aumentar a segurança. Mas antes dele, Collares fez uma enorme reforma na área residencial do Palácio, gastando uma grana preta para aumentar seu próprio conforto, já que o público não tem acesso à esta área.

Já Olívio, dizia-se que seu apartamento era simples e apertado. Correto, mas os brigadianos ficavam na campana, dentro de veículos na frente do prédio para garantir sua segurança. Também era dinheiro público ali colocado, claro que de maneira correta. Depois, foi residir no Palácio, em função da segurança. O PoPa lembra-se bem dos discursos de Olívio que venderia o helicóptero comprado por Rigotto, para construir escolas. Nenhum governante usou tanto aquele "avião de rosca" como Olívio...

Atualizando... O PoPa errou em sua primeira postagem, Rigotto morou em um apartamento alugado, quando foi governador. Também teve seus problemas por causa disso, pois uma vez dois de seus seguranças foram alvos de assaltantes na frente de seu edifício.

Segurança de governador é algo tão sério que não pode ser decidido pelo próprio. O uso da casa oficial deveria ser obrigação de todos que ocupam o governo, independente de terem casas e de não quererem morar lá. Governador é cargo 24x7...

Um comentário:

Carlos Eduardo da Maia disse...

É importante lembrar, Popa,que Olívio também tinha policiais ao redor de seu apartamento, até que um dia o veículo - dos policiais - foi roubado. Também votei na Yeda apenas no segundo turno. Também acho que o governo Yeda tem qualidades, sobretudo em relação às finanças públicas. Mas a nossa governadora, infelizmente ( e lamento muito isso) tem uma incapacidade impressionante de fazer política. Dizem que ela não é hipócrita e nem cínica e que a política é a arte da hipocrisia e do cinismo. Talvez. Mas ela também não se ajuda. Assisti na última segunda feira a entrevista dela no Roda Viva na Tv Cultura de SP. Ela se saiu muito mal, não explicava, confundia alhos com bugalhos, foi uma entrevista confusa. Rezo todos os dias para que Yeda desista de concorrer à reeleição e apoie o candidato do PMDB, que espero seja Fogaça -- apesar de sua administração pífia e medrosa em Porto Alegre. Que coisa, por que a gente tem sempre de votar no menos pior?