quinta-feira, 28 de abril de 2011

O "desencarnado" e a história do Brasil

Em suas leituras matinais, o PoPa andou lendo as últimas declarações de Lula sobre ser ex-presidente. Ele alega que está sendo muito difícil “desencarnar” do cargo. E segue falando sobre o atual governo, o que deveria fazer e o que está fazendo e pedindo aos companheiros que entendam a atual presidente e respeitem seus erros (!!). Claro que, depois de declarar estas coisas, acusou seu antecessor de não saber ser um ex-presidente e que ele, o cara, ensinaria como é que se comporta um ex-presidente.

Interessante isso. Faz o que diz que os outros fazem, acusa os outros de fazerem o que ele faz. É possível que, em algum lugar do futuro, esta figura seja estudada e desvendada. Mas, se isso acontecer, ficará entre acadêmicos e nada será conhecido do “povão”.

Aliás, o que se conhece dos ex-presidentes brasileiros? Não estudamos sequer a sequência dos mesmos, não sabemos sobre a história do Brasil. Aprendemos, em algumas páginas, o que foi a Inconfidência Mineira, em uma página, aprendemos o que aconteceu nos dez anos da Revolução Farroupilha. Sabemos da “abertura dos portos às nações amigas” e tantas outras baboseiras, mas não sabemos o que levou a estes fatos, o que aconteceu antes e depois. Quais as causas, quais as conseqüências. Nosso País tem história! Mas nós, o “povão” não a conhecemos!

Nenhum comentário: