sábado, 30 de abril de 2011

Brancos, tremei!

O IBGE afirma que o Brasil está menos branco. Baixou o número de pessoas que se declara branco no censo populacional. Agora os brancos, ainda maioria, abrangem 47% da população brasileira, enquanto os negros passaram de 6 para 7%.

A verdade é que o Brasil é mestiço, gostem ou não. Para saber a realidade além da pele - se é que isso é importante - o Brasil deveria fazer um exame de DNA em toda a população. Afinal, genética é algo muito interessante. Gente com pele escura pode ter mais ascendência européia que muita gente de pele clara. Um exemplo que já é clássico: Neguinho da Beija Flor tem 67% de sangue europeu... e daí? Muda alguma coisa?

O PoPa entende que um censo pode ter finalidades estatísticas interessantes e importantes. No entanto, acha que a cor da pele não é uma delas. Qual o objetivo de saber o que cada um se declara, em termos de cor da pele? Qual o resultado prático de uma pesquisa como esta? No Brasil miscigenado, podem existir brancos puros, em áreas de colonização européia que ficaram muito tempo isoladas, como algumas colônias alemãs e italianas no RS e SC. Mas estas colônias foram segregadas pelos outros brancos dominadores na época da colonização e, no sentido de preservação, isolaram-se. Algumas poucas abastadas famílias brasileiras podem ter permanecido como "puro branco", por preconceito, mas isso é absoluta e total minoria.

No lado contrário desta moeda, o PoPa acredita não existirem mais negros "puros", pois a realidade social encarregou-se de misturar genetica e afetivamente com outras "cores de pele" (o PoPa não admite a existência de "raças" humanas).

Encerrando, o PoPa tem convicção que a maior discriminação existente no Brasil, é quanto à condição social. Os pobres são discriminados quase em sua totalidade e a maior discriminação a eles, vem do próprio governo, que não lhes dá um ensino decente, não proporciona saúde decente, não provém aposentadorias decentes. Isto é segregação real, palpável, ignóbil. E independe da cor da pele para existir. As chamadas ações positivas apenas mascaram o problema real.

Acorda, classe média que pensa ser branca! Luta para que esta população pobre tenha acesso a ensino, saúde e segurança. Disto vai depender o futuro de todos os brasileiros. Dos teus filhos, inclusive e principalmente.

Nenhum comentário: