sábado, 3 de julho de 2010

Jornais velhos

O PoPa assina o Diário Popular, jornal centenário de Pelotas. Pois este jornal diário tem algumas caracteristicas interessantes. Ninguém trabalha lá, no domingo, o que faz com que não se tenha um jornal na segunda-feira. Mas o mais interessante, é que o jornal de domingo é entregue no início da tarde de sábado. E foi feito, obviamente, nos dias anteriores. Às vezes, bem anterior...

Neste domingo, por exemplo, o jornal estampa uma matéria da Agencia Estado, onde cientistas políticos fazem uma análise das pesquisas eleitorais em extensa matéria de quase uma página, há uma foto de Dilma torcendo pelo Brasil e uma legenda afirmando que pesquisas apontavam para a vitória no primeiro turno. Estranho... em nenhum lugar do texto da AE isto está dito!

E um jornal diário, nestes tempos de internet, que colocam notícias de três, quatro dias em destaque, está passando por sérias dificuldades. Quando escrita, não sabiam que a seleção já estava viajando para casa e nem que a pesquisa Ibope confirmou o empate da DataFolha. O PoPa gosta e defende os jornais de papel, mas eles precisam se ajudar um pouco, também. Afinal, notícia velha em jornal novo não tem mais espaço.

3 comentários:

cineman disse...

Tenho uma bronca com o Diãrio Popular. Uma vez, quando eu era guri, recusaram um artigo meu porque ia contra a linha editorial do jornal. Ou seja, opinião de leitor só se estiver de acordo com o pensamento do jornal. Pobre Pampa, ele já era bem ruinzinho antes da internet.

charlie foxtrot disse...

Triste de quem depende de jornal impresso nos dias que passam... Jornal impresso só se for por matérias e artigos. Notícias, nem a pau.

PoPa disse...

É verdade. As revistas semanais criaram um estilo para combater os jornais de papel e serem interessantes e estão enfrentando melhor a concorrência eletrônica. Até com vantagens, pois nada substitui - até agora - o verdadeiro papel.