segunda-feira, 5 de julho de 2010

Empate técnico, mas... Datafolha

Amanhã deverá ser divulgada a nova pesquisa Datafolha. Mas os números já andam circulando, dando conta do empate técnico entre os dois principais concorrentes, mas com pequena margem favorável a Serra. Tendências, diriam alguns, confirmação, diriam outros... Momento, diz o PoPa. Nada está acertado, nada está definido. É só isso que as pesquisas têm dito aos candidatos. Eles precisam mostrar mais a que vieram para que possam ganhar, sem margem de dúvidas, este pleito.

O PoPa acredita em pesquisas. Acredita nas tecnologias aplicadas e, exatamente por isso, também acredita em manipulação de pesquisas. Afinal, com a ciência envolvida, é fácil para alguém montar uma pesquisa aparentemente séria, com os números que quiser. E nem os entrevistadores vão se dar conta do que se passou. Mas não é o caso das pesquisas brasileiras, neste momento. Não há nenhuma dúvida que a batalha está absolutamente empatada. E a guria não tem feito muito para melhorar, pois não tem mostrado a cara nem as idéias. Aliás, as idéias variam de acordo com o público, o que é ruim, pois a imprensa noticia tudo e o eleitor acaba percebendo as incoerências, mesmo instintivamente.

Agora, passada a euforia da Copa, resta ao brasileiro acompanhar seu candidato através das pesquisas. É como campeonato e tem gente - acreditem - que vota só no que acha que vai ganhar. Não gosta de ser um perdedor, mesmo que isso signifique que ele será um perdedor...

E, sobre os vices, a pesquisa dirá que a grande marioria não conhece nenhuim deles. Solenes desconhecidos, todos eles. Quem realmente importa é o candidato principal.

Nenhum comentário: