quinta-feira, 1 de julho de 2010

A contabilidade de duas colunas - INSS

O PoPa, além de agrônomo, é um técnico em contabilidade. Pouco entende do assunto, mas sabe que existem três colunas para qualquer contabilidade: entradas, saídas e saldo. Sobre a polêmica causada pelo ajuste dos aposentados, todos - inclusive a imprensa - disseram que haveria um rombo de 1,6 bilhão nos cofres da previdência. Conta esta feita somente com os parcos aumentos dados aos aposentados. Mas não fizeram a conta da outra coluna! Aquela que faz a arrecadação dos valores descontados do trabalhador, via salário e via empresa (se a empresa paga para o INSS, é grana que poderia ser destinada ao trabalhador, portanto, é grana do trabalhador). Esta coluna engorda o INSS com os aumentos dados ao salário mínimo, pois este é o indexador para o recolhimento. Logo, a previdência arrecada mais com o aumento do salário mínimo. Se é ou não suficiente, o PoPa não tem condições de calcular, mas que é expressivo, é!

Se um trabalhador passa sua vida inteira recolhendo a previdência sobre um determinado número de salários mínimos, o mínimo que se espera da previdência, é que ela siga com o mesmo indexador, quando este trabalhador se aposentar - coisa cada vez mais difícil nestepaís...

Um comentário:

Anônimo disse...

Lê o Delfim Neto, que ele te explica direito porque essas coisas são diferentes do que pensa o senso comum.
Salário mínimo é o limite de corte para o desconto, não o indexador.
Desvinculando pensões do salário mínimo, lá no tempo do governo tucano, foi possível recentemente aumentar o salário para mais de 100 dólares.
Claro que as aposentadorias não ficaram para traz pelos indicadores da inflação ou pelo dólar.
Mas os bons velhinhos acreditam no que lhes favorece.
Querer acompanhar o mínimo em uma época em que ele cresce e se afastar dele quando diminui é oportunismo.