sábado, 30 de outubro de 2010

Como se perde uma eleição

O PoPa não tem dúvida que Dilma irá ganhar esta eleição. Não com a diferença que os institutos insistem em colocar, mas algo em torno de 6% (com margem de erro de 2%...). Mas o PoPa acha que a eleição vai ter este desfecho mais pelos erros da campanha de Serra que propriamente pelos acertos da de Dilma.

Vamos ver:

1. Serra insistiu demais que o governo Lula foi bom e que ele faria uma espécie de continuidade. Se é para ter continuidade, por que não ficar com o produto original?

2. Serra conseguiu aliados que não participaram ativamente da campanha no primeiro turno e, neste segundo, estão apenas cumprindo carnê, sem o entusiasmo que deveria existir.

3. Com medo de repercutir negativamente, Serra não participou da campanha de Yeda no RS. No entanto, ela teria condições de arrebanhar mais votos para Serra que para ela própria. E pareceu traição, o que o eleitor gaúcho não gosta. Perdeu no primeiro e vai perder no segundo...

4. Talvez por falta de dinheiro ou por puro abandono, faltou material de campanha e não se vê nas ruas do RS, placas, adesivos e qualquer outro tipo de propaganda de Serra. Dilma, ao contrário, está a pleno, parecendo até ser candidata única.

5. Serra não avançou em propostas estruturantes, ficando nas vagas promessas de melhorar a saúde, a educação e a segurança. Não falou como faria para desinchar a máquina pública, como faria para reduzir os gastos e coisas do gênero. O eleitor não é tão burro como demonstra (é burro, sim, mas não tanto).

6. Serra preocupou-se com as polêmicas e não bateu no principal: o governo Lula foi ruim para o Brasil. Perdeu oportunidades durante a maré de crescimento mundial, ficando muito aquém do que poderia ter sido.

7. A campanha de Serra foi tão ruim que mesmo a péssima performance de Dilma não impediu seu crescimento. Lula influenciou? Certamente, mas foi a falta de uma opção vigorosa que a transformou em candidata viável.

O PoPa acredita que Dilma terá uma oposição forte em seu governo. Mas esta oposição não será de Serra e sua turma. Será de Lula, ao ver que foi escanteado no governo...

2 comentários:

PoPa disse...

O PoPa ainda não está convencido que Dilma ganhará, claro, mas a situação está bem complicada. Se Serra ganhar, terá sido uma vitória do bom senso, do repúdio ao continuísmo, do repúdio à corrupção. Nada a ver com a campanha morna que Serra desenvolveu.

José de Araújo Madeiro disse...

PoPa,
Felizmente, o nosso trabalho foi feito.

É claro que nos importa o resultado das eleições.

Mas, ... eu, particularmente, votarei no Serra. Não pelo candidato, mas pela alternância de poder, para oxigenar a frágil democracia brasileira, que capenga diante às intempéries e atos não meramente obscenos, mas da corrupção mais abjeta para uma sociedade que pleiteia a forma republicana de convivência política.

Mas procurei cumprir com o meu dever de brasileiro, fiz o que pude, não como atividade política partidária, mas de cidadania, de esclarecimento aos demais cidadãos que abordava; até mesmo criando constrangimentos entre amigos e à família.

Desejando, sempre, o melhor para o Brasil, e até pedindo ao GADU forças e sabedoria para fazer um trabalho muito além da nossa capacidade, tendo mesmo que sofrer represálias.

Mas o trabalho foi feito, o possível e além da nossa capacidade, cujo reconhecimento é irrelevante.

O Brasil Republicano e o Antiditadura esteveram sempre abertos e procurando espaços para avançar, na conquista de uma sociedade saudável, ética, livre, e de melhor futuro para gerações que nos sucederão.

Por isto, estamos de consciência tranquila. Se o trabalho tiver êxito, estaremos felizes, o Brasil avançou, deu sinais de vanguarda, fortalecimento e da sua liderança no continente.

Mas precisamos de trégua, de aguardar os acontecimentos. Iremos dar uma pausa, para melhor aconchego da família, invocando a GADU que sempre proteja o Brasil, das insanidades desses homens ávidos de poder, sob quaisquer circunstâncias.

Fica, porém, um fraternal abraço para todos que nos leram e que nos toleraram.

Att. Madeiro