segunda-feira, 29 de março de 2010

PSI Prorrogado!

Hoje o PoPa ouviu, a promessa do Guido Mantega que o Brasil seria um dos países que mais vai crescer neste ano. Por enquanto, os índices que estão crescendo são os da inflação e dos juros. Mas o governo estará prorrogando o financiamento de máquinas e equipamentos com juros de 4,5%a.a. e prazo de até dez anos. Trata-se do PSI - Programa de Sustentação do Investimento. Não deixa de ser uma boa notícia, pois o parque de máquinas precisa ter apoio para o tal crescimento. O interessante é que, sempre que há um financiamento extremamente atrativo como este, os preços sobem acima do razoável.

O que o empresário nota, no entanto, é que esta taxa acaba sendo mais alta, pois os bancos - mesmo os oficiais - exigem a tal "reciprocidade"... a compra casada de outros produtos bancários. Assim, o empresário acaba fazendo seguro para a sua casa, para a casa do cachorro, para o carrinho do bebê... Tudo isso, obviamente, acaba encarecendo o recurso de forma direta.

2 comentários:

charlie foxtrot disse...

Se é cobrada uma garantia a mais na forma de um seguro, parece que o juros baixo é uma forçada na barra. Controlar mercado é coisa complicada e normalmente não dá certo.

Cezaro disse...

O Brasil já passou por muitas ocasiões de crescimento econômico, como o atual. Em outras épocas foram chamados de 'milagre econômico', e sempre tiveram duas características comuns: foram períodos de curta duração e as riquezas produzidas (por muitos) sempre ficaram concentradas em poucas mãos.
É claro que nunca houve participação em massa do povo na realização dos milagres. Sempre lhe faltou ânimo para isso, talvez porque, no fundo, ninguém acreditasse que os benefícios produzidos se distribuiriam amplamente, embora não igualmente, pela população. A aparente diferença entre o atual período de crescimento e os anteriores, só vai durar enquanto durar a esperança. Depois, ... restará a velha e conhecida realidade.